Portal da Cidade Igrejinha

ÔNIBUS AQUARELA

Projeto da Secretaria da Educação de Gramado ganha prêmio com destaque nacional

Recentemente, o projeto foi inscrito na premiação “Conectando Boas Práticas” da rede Conectando Saberes e ficou entre os dez melhores do Brasil.

Publicado em 18/01/2023 às 08:05

(Foto: Divulgação / Ascom / PMG)

A Administração Pública de Gramado leva a educação muito a sério e acredita que práticas inovadoras são essenciais para formar cidadãos preparados para o futuro. Um exemplo dessas práticas é o Ônibus Aquarela, espaço lúdico itinerante que oferece atividades voltadas ao desenvolvimento da criatividade e da imaginação das crianças. Recentemente, o projeto foi inscrito na premiação “Conectando Boas Práticas” da rede Conectando Saberes, apoiada pela Fundação Lemann, e ficou entre os dez melhores do Brasil.

Quem inscreveu o projeto no prêmio foi a coordenadora da educação infantil de Gramado, Márcia Scur, que buscou o troféu no Rio de Janeiro no último sábado (14) em um evento que reuniu profissionais da educação do Brasil inteiro. A professora Daniele Birck, da Rede Conectando Saberes do núcleo de Gramado também estava presente. “O projeto do Ônibus Aquarela foi iniciado em 2020 pelas professoras Maria Gorete e Raquel Freitas. Em 2021, eu contei com a ajuda de empresários locais para reformar o ônibus e dar continuidade ao projeto que hoje está consolidado”, destaca.

Márcia ainda salienta que contou com o apoio da Administração Pública para que o projeto tivesse andamento. “O prefeito Nestor e vice Luia são muito parceiros e incentivam nossas ideias, dando todo o apoio. A secretária da Educação, Simone Tomazelli, também é uma grande apoiadora e esse projeto só dá certo porque tem muita gente envolvida”, diz.

O principal objetivo do Ônibus Aquarela é levar diversão e cultura para escolas e espaços públicos de Gramado. “Tanto a parte interna quanto a externa do ônibus são pensadas para que seja um ambiente acolhedor. Cada brinquedo e material do ônibus tem uma intencionalidade pedagógica”, explica Márcia.

Neste ano, o ônibus deve começar a rodar em fevereiro e a Secretaria da Educação divulgará o itinerário em breve.


Fonte:

Deixe seu comentário