Portal da Cidade Igrejinha

TAQUARA

Professoras da Educação Infantil são capacitadas a trabalhar com o Google Cloud

O Google Cloud vem sendo implantado em universidades e escolas particulares. A plataforma é ainda remota em escolas municipais, sendo inovação em Taquara.

Publicado em 13/11/2018 às 05:48

Professor Vinicius Vollrath foi o ministrante da capacitação (Foto: Magda Rabie/PMT)

Momento foi prestigiado por autoridades e representantes da SMECE (Foto: Magda Rabie/PMT)

Momento foi prestigiado por autoridades e representantes da SMECE (Foto: Magda Rabie/PMT)

A internet veio pra ficar, o mundo on line existe e quem não estiver atento as mudanças que acontecem ao “piscar de olhos”, pode ficar estagnado, acompanhá-las é a melhor alternativa para desenvolver as diversas áreas profissionais e do conhecimento, e dentre elas está o desenvolvimento educacional. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE) capacitou cerca de 40 professoras da Educação Infantil do Município, sobre as plataformas do Google Cloud / G Suite for Education.

O professor Vinicius Vollrath, sócio da Terra Digital – empresa parceira e credenciada do Google Cloud, foi o ministrante, de forma voluntária, dos encontros que ocorreram, na quarta-feira (7) e sexta-feira (9), manhã e tarde, no laboratório de informática, da SMECE. A ideia é, futuramente, alcançar esta capacitação a todos os docentes. Os encontros foram prestigiados pelo prefeito Tito Livio Jaeger Filho e pelo secretário de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda

A proposta principal, segundo a coordenadora da Educação Infantil, Jussara Policarpo Dias, é mudar os formatos dos pareceres dos alunos disponibilizados ao final de cada semestre. Antes impressos, a solução agora é o portfólio digital. “Estamos adotando o modelo de portfólio digital, que são os pareceres que descrevem como está o desenvolvimento da criança em sala de aula. Neste primeiro momento, os documentos serão compartilhados entre professoras e coordenadoras, mas a intenção é que os pais também tenham acesso digital a eles, mas para isso será necessário um treinamento com as famílias também”, explica Jussara. “É um trabalho em rede para que toda a educação se fortaleça”, afirma.

O Google Cloud vem, ao longo dos anos, sendo implantado em universidades e escolas particulares, mas a plataforma é ainda remota em escolas municipais, sendo uma inovação a implantação deste sistema em Taquara, como comenta o professor Vinicius. “Acredito ser uma inovação para as escolas municipais, as universidades já estão bem adiantadas neste aspecto, mas é muito difícil em escolas públicas, pois há todo um processo a ser fomentado. O Google fornece esta ferramenta totalmente gratuita. O que é exigido é um treinamento, uma capacitação, para que todos os recursos sejam utilizados”, destaca Vinicius.

A parceria entre o professor e a SMECE iniciou em julho, quando a empresa contatou a Prefeitura para disponibilizar o Programa do Google CS First a alunos da rede municipal. O CS First, uma iniciativa do Google For Education, tem como objetivo oferecer acesso à educação em informática e tecnologia, com ênfase na resolução de problemas em todas as disciplinas, estimulando o crescimento da inovação em todos os setores da força de trabalho. Destes encontros ofertados aos alunos, surgiu a necessidade de implantar soluções aos professores por meio do Google Cloud / G Suite for Education, treinamentos disponibilizados gratuitamente pela Terra Digital.

Fonte:

Deixe seu comentário