Portal da Cidade Igrejinha

EDUCAÇÃO

Educação Empreendedora: Instituto Desenvolver é lançado em Igrejinha

Escola dará aulas de empreendedorismo, educação financeira e desenvolvimento pessoal.

Publicado em 13/05/2019 às 07:35

(Foto: Natanael Engel)

(Foto: Natanael Engel)

Guto Scherer (presidente), Luis Loro (professor e diretor do Instituto), Alexandre Matte Junior (Mestre em Desenvolvimento Regional e doutorando em Economia. (Foto: Natanael Engel)

Um sonho sonhado por muitas mentes e colocado em práticas por muitas mãos. Assim inicia a história do Instituto Desenvolver, lançado oficialmente na noite desta quinta-feira, 09 de maio, na Sociedade União de Cantores em Igrejinha (Suci). A cerimônia de lançamento reuniu jovens empreendedores, professores e Grêmios Estudantis, além de comunidade em geral interessada no assunto.  Com a proposta de contribuir com o desenvolvimento pessoal de crianças, jovens e adultos nas áreas de Educação Financeira, Empreendedorismo e Desenvolvimento Pessoal, o Instituto Desenvolver é uma instituição ligada a AJAVI - Associação de Jovens Amigos Voluntários de Igrejinha,  fundada em 29 de novembro de 2018. Desde então, um grupo de voluntários, profissionais especialistas em diferentes áreas do conhecimento, estão trabalhando no projeto, grade curricular e buscando apoiadores.

Representante dos voluntários engajados no projeto, o professor Luis Felipe Loro, foi escolhido com diretor do Instituto Desenvolver e falou sobre o desafio e responsabilidade do projeto. “Esta é a materialização do desejo de abrir as portas da nossa cidade e da nossa região para o futuro. Acreditar no potencial das pessoas e lhes oferecer embasamento e capacitação necessários para enfrentar um contexto cada vez mais competitivo e dinâmico são, mais do nunca, missões inadiáveis, sem as quais fica impossível almejar desenvolvimento econômico e social”, ponderou.

O presidente da AJAVI e do Instituto Desenvolver, Guto Scherer, fez uma apresentação histórica sobre a entidade e o caminho percorrido nestes quase 18 anos de existência que permitiram a chegada deste momento. “Se tentou via poder público a inclusão de disciplinas de empreendedorismo, finanças e desenvolvimento pessoal no currículo escolar. Não conseguimos. Escolhemos outro caminho para poder oportunizar isso aos jovens. O Brasil é o país com mais empreendedores do mundo, normalmente por necessidade. Precisamos que eles estejam preparados, mais qualificados, assim poderão atingir melhores resultados em suas empresas. Não podemos mais esperar para dar início ao ensino dessas áreas”, pontua.

A primeira turma inicia em julho deste ano e tem a formatura agendada para 1º de outubro, durante o Fórum de Debates pelo Desenvolvimento. Entre as atividades já confirmadas, também está uma aula inaugural no dia 08 de julho e um intensivo preparatório para vestibular, em parceria com as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), nos dias 14 e 15 de agosto.

O Instituto Desenvolver

A sua missão é promover a educação em áreas fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e social, além de incentivar o espírito inovador e empreendedor, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de construir uma sociedade mais desenvolvida, digna e com maiores oportunidades.

O Instituto Desenvolver ofertará para crianças, adolescentes e jovens uma plataforma de ensino que permitirá a transformação da realidade da vida dos alunos atendidos. Levando princípios do mundo dos negócios, orientando sobre a vida financeira, sobre as formas de empreender , e em como se desenvolverem como seres humanos. A grade curricular é multidisciplinar, pensada e planejada por profissionais especialistas em diversas áreas ligadas à proposta do Instituto. O objetivo consolidar-se como instituição referência em educação e práticas de estímulo ao empreendedorismo e desenvolvimento pessoal, atuando com padrão de excelência educacional e constante aprimoramento.

Fonte:

Deixe seu comentário