Portal da Cidade Igrejinha

IGREJINHA

Destaque na educação, Igrejinha vence duas categorias em mostra internacional

Os dois projetos vencedores foram desenvolvidos pela escola municipal Prefeito João Darcy Rheinheimer.

Publicado em 30/10/2018 às 21:03
Atualizado em

(Foto: Vinicio Wallauer/PMI)

(Foto: Vinicio Wallauer/PMI)

A educação de Igrejinha ganhou destaque na última semana, ao vencer duas categorias da Mostratec Júnior, maior feira de iniciação científica da América Latina e que integra a Mostratec - 33ª Mostra Internacional de Ciência de Tecnologia. O evento aconteceu em Novo Hamburgo reunindo 755 projetos da Educação Infantil ao Ensino Médio e técnico, de 22 países, levando aproximadamente 40 mil pessoas aos pavilhões da Fenac.

Os dois projetos vencedores foram desenvolvidos pela escola municipal Prefeito João Darcy Rheinheimer. O 'Painel de controle: O cérebro' conquistou o prêmio na Categoria 1, dedicada a estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Ele foi orientado pela professora Jane Correa De Melo Lopes e elaborado por cinco alunos com idades entre 7 e 8 anos. Já o projeto 'Quem mora na biblioteca da escola?' obteve o primeiro lugar na Categoria 3, de alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A professora Juliana Mundstock foi orientadora da ação, desenvolvida por cinco estudantes com idades entre 14 e 15 anos. Esse projeto também foi contemplado com o Prêmio Jovem Cientista da Câmara de Vereadores de Igrejinha e irá representar o nosso Município na Feira FENECIT de Recife.

Igrejinha ainda obteve o quarto lugar na Categoria 1 com o projeto 'Hum.... Alguém soltou um pum!', da EMEF Princesa Isabel, e o quarto posto da Categoria 3 com o projeto 'Que energia é essa?', desenvolvido por alunos da EMEF Prefeito João Darcy Rheinheimer. O município também foi representado na Categoria 2 (4º ao 6º ano) com os projetos 'Estica e puxa: Pilates e a influência da flexibilidade na postura', da escola Prefeito João Darcy, e 'A existência dos Dinossauros e a sua extinção', da EMEF Vila Nova. Na Educação Infantil, quem representou Igrejinha foram os projetos 'Grilo: um inseto fascinante', da EMEF Hilário Nestor Backes, e 'As abelhas', da EMEF Machado de Assis.


Igrejinha, destaque em educação

A diretora Maira Cristina Marques, à frente da escola João Darcy, acredita no potencial da educação pública. "Internalizamos a nossa filosofia que diz 'Educar e educar-se desenvolvendo habilidades e competências para um processo constante de amadurecimento, cognitivo, emocional e socioambiental'.  Estes prêmios são o resultado de muito envolvimento dos professores, alunos e a comunidade escolar. Com certeza a Comunidade Escolar João Darcy está de parabéns, pois acredita na educação pública e trabalha pelos resultados", destacou.

Já o secretário de Educação Luis Carlos Trombetta, ressaltou o zelo dedicado à educação no município, sempre projetando a cidade para o futuro. "O sucesso na Mostratec é o coroamento de um trabalho onde estamos pensando a gestão de ensino e pesquisa em sala de aula. Estamos colhendo frutos de um trabalho que é pensado, planejado e que por fim é sistematizado em todos estes projetos que representaram Igrejinha. Estamos felizes, alegres, e sabemos que isso faz parte de um trabalho que prioriza a educação", salienta.


Conheça os projetos vencedores

Quem mora na biblioteca da escola? - Vencedor na Categoria 3 (7º ao 9º ano do Ensino Fundamental)

Área do conhecimento: Ciências Humanas (História e Literatura)

Escola: EMEF Prefeito João Darcy Rheinheimer

Professora orientadora: Juliana Mundstock 

Professora coorientadora: Gizéle de Quadros Oliveira 

Alunos: Djenifer Rafaela Engel; Nicole Alves Lima Rech; Estela Natasha Lenkner; Letícia Adriane Lenkner; Duane Gabriele Muller Faiffer

O projeto propõe o incentivo à leitura a partir de intervenções literárias produzidas pelos alunos do 9º ano da E.M.E.F Prefeito João Darcy Rheinhemeirmer, priorizando a leitura e divulgação  do  acervo da biblioteca da escola.  

Painel de controle: O cérebro - Vencedor na Categoria 1 (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental)

Área do conhecimento: Ciências da natureza

Escola:  EMEF Prefeito João Darcy Rheinheimer

Professora orientadora: Jane Corrêa de Melo Lopes

Alunos: Júlia Henrich de Lima; Carolina Nascimento da Silva Lanz; Eduarda Caroline da Silva; Murilo Correia de Lima; Pedro Henrique Vingert

 O projeto foi desenvolvido pela curiosidade dos alunos e as etapas para sua construção foram elaboradas com a participação ativa da turma, através de diferentes contribuições para o processo de aprendizagem. Os alunos da turma 121 vivenciaram todas as etapas do projeto de forma significativa, possibilitando assim a construção de conhecimentos.

Fonte:

Deixe seu comentário