Portal da Cidade Igrejinha

SISU

Conheça as 10 profissões mais procuradas, segundo o SiSU

Sistema de Seleção Unificada aponta as carreiras com as quais os jovens mais sonham

Publicado em 18/06/2018 às 04:20

Carreira de médico é a mais procurada (Foto: Divulgação)

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2018/1 é um bom termômetro para quem quer saber quais são as carreiras mais cobiçadas pelos estudantes. A coluna publica aqui a lista das dez mais. 

É preciso lembrar que existe diferença entre os dois termos referentes às graduações. Os cursos mais procurados, como o nome já diz, são os que possuem maior procura em todo o Brasil, independentemente do número de vagas.

Os mais concorridos são os que têm a maior disputa pelas oportunidades disponíveis. Por isso, nem sempre a graduação mais buscada está entre as mais disputadas (como as tradicionais Medicina, Engenharias e Direito, por exemplo), já que a oferta pode ser maior se comparada com outras carreiras.

Aí vai a lista das dez carreiras mais procuradas na última inscrição para o Sisu:

1 -Medicina: 219.300 inscrições

2 - Direito: 201.539

3 - Administração: 185.813

4 - Pedagogia: 159.205

5 - Enfermagem: 120.999

6 - Educação Física: 120.524

7 - Psicologia: 94.203

8 - Ciências Biológicas: 87.806

9 - Ciências Contábeis: 79.532

10 - Veterinária: 71.679

Medicina

Apesar de ser a profissão que exige o maior número de anos de estudo, dedicação integral, reciclagens constantes e muitas noites em claro, a carreira de médico é a mais almejada por jovens em época de vestibular. Há muitos anos.

"É preciso ficar atento, pois a profissão exige muito e quem nãotem vocação não demora muito para perceber que fez a escolha errada",explicou ao site Mundo Vestibular a coordenadora do curso da Faculdade de Medicina doABC, Lígia de Fátima Nóbrega Reato. O alerta, no entanto, não deve desestimular ninguém. (Opção de leitura: Medicina - os prós e contras da carreira)

Direito

Em entrevista a esta coluna, o advogado Augusto Nepomuceno, coordenador do curso de Direito da unidade Estácio do Centro do Rio, já explicou que não há baixa empregabilidade na carreira. "Temos muitos advogados, mas há um déficit grande de qualidade de profissionais. Se você é um profissional bem preparado não fica sem emprego". Ele critica: "Muitos querem 100% de resultado com 10% de dedicação. Essa conta não vai fechar".

Administração

No estágio atual do mercado, globalizado, multicultural e exigente, o administrador de empresas precisa ter, além do bom nível do conhecimento técnico inerente à área, inteligência emocional, espírito empreendedor e saber engajar equipes. Pelo menos é o que dizem líderes do mundo corporativo e profissionais da área de recursos humanos. Atualmente, existem cerca de 400 mil profissionais de administração de empresas no País. 

Sisu

Matrícula dos estudantes convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (segundo semestre/meio de ano) começa amanhã. Fique ligado, para não perder a vaga.


Fonte:

Deixe seu comentário