Portal da Cidade Igrejinha

EDUCAÇÃO

Conferência abre o ano letivo na rede municipal de ensino de Taquara

Mestre em Educação e Doutor em Filosofia e Educação, Cesar Apareciddo Nunes, explanou sobre a Base Nacional Comum Curricular.

Publicado em 14/02/2019 às 22:10

Mais de 500 educadores e professores participam da conferência com o palestrante Cesar Nunes (Foto: Divulgação/PMT)

Prefeito Tito recepcionou e saudou os profissionais de ensino de Taquara (Foto: Divulgação/PMT)

Conferencista Cesar Nunes falou sobre a relevância da Base Nacional Comum Curricular (Foto: Divulgação/PMT)

Mais de 500 educadores e professores participam da conferência com o palestrante Cesar Nunes (Foto: Divulgação/PMT)

Mais de 500 docentes da rede municipal de ensino participam, nesta sexta-feira, 15, da Conferência de Formação Continuada para Educadores e Professores do Município de Taquara, evento que abre o ano letivo de 2019 nos educandários municipais. A iniciativa é realizada no Centro de Eventos da Faccat, pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE), em parceria com as Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

Durante a manhã, ocorreu a palestra “Os Professores e a Ensinagem no Contexto da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”, com um dos mais destacados palestrantes e conferencistas em Educação no Brasil, Mestre em Educação e Doutor em Filosofia e Educação, Cesar Apareciddo Nunes (UNICAMP). Na parte da tarde, das 13h30min às 16 horas, os docentes participam de oficinas temáticas para a construção do Referencial Curricular do Município de Taquara. As oficinas compreendem 14 temáticas que serão ministradas por professores da Faccat. As temáticas são: Berçário, Maternal, Pré-escola, 1° e 2° ano do Ensino Fundamental, 3°, 4° e 5° ano do Ensino Fundamental, Português, Matemática, Ciências, Inglês, Educação Física, Geografia, História, Artes, e Religião.

Em sua explanação o conferencista esclareceu sobre a BNCC, documento previsto no artigo 214 da Constituição Federal, que diz que a União deve planejar a educação nacional articuladamente com os Estados e os Municípios, tendo em vista a BNCC, a base estadual e a base municipal. “Cada Município deverá ter o seu documento, com as diretrizes curriculares na educação básica municipal até 31 de dezembro de 2020, diretrizes que derivarão do Projeto Político Pedagógico da escola. Cada escola terá que fazer o seu PPP que é um planejamento das fundamentações da dinâmica da escola. A BNCC é orientadora e serve de base aos municípios, por isso a necessidade de a compreender para tirar dela linhas gerais para determinar as prioridades da educação de Taquara”, explica Nunes.

“Dois mil e dezenove é um ano desafiador, é o último ano da segunda década do terceiro milênio. O ano de fechamento supõe que a gente termine algumas coisas e comece outras, esta é a dialética da vida. O que esperamos da educação, nesta década que se finda, e, para a abertura da próxima década? Há tarefas inadiáveis que os municípios terão que fazer por preceito legal e há outras tarefas fundamentais que os municípios terão que pensar para caminhar na próxima década”, salienta Nunes.

As aulas na rede municipal de ensino de Taquara, iniciam, no dia 19 de fevereiro, para cerca de 5.420 estudantes. Na segunda-feira, dia 18, os professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio reúnem-se nas escolas para preparar a recepção aos alunos.

Abertura oficial conta com a presença do prefeito Tito e demais autoridades municipais

A abertura oficial da Conferência de Formação Continuada para Educadores e Professores do Município de Taquara contou com a presença do prefeito Tito Livio Jaeger Filho; do vice-prefeito, Hélio Cardoso Neto; da presidente do Poder Legislativo, vereadora Sirlei Silveira; do diretor da Faccat, Delmar Henrique Backes; da presidente do Conselho Municipal de Educação, Vivian Angeli e do conferencista, Cesar Nunes, os quais fizeram parte da mesa oficial. O evento também teve o prestígio dos vereadores Adalberto Soares, Guido Mário Prass Filho e Mônica Faccio; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Dircinei Antonelo e do conselheiro tutelar, Roberto Carlos Sampaio Guedes.

Saudando os professores, o prefeito Tito desejou um ano letivo de muita construção a todos. “Aproveitem o tempo de hoje pra construir coisas novas. Todo início de ano gera uma apreensão em todos nós, não se sabe se a escola será do jeito que gostaríamos que fosse, se o lugar será o lugar ideal; sempre penso que o lugar é a gente que faz, amigos é a gente que constrói, projetos é a gente que planta. Quando entendermos que com parceria, com respeito, com comunhão de ideias, as coisas podem acontecer, todos nós teremos momentos mais felizes. Um ano abençoado a cada um de vocês!”, salientou o mandatário municipal.

O vice-prefeito, Hélio Cardoso Neto, caracteriza a educação como a mais importante política pública do país. “Através da educação, vocês professores exercem múltiplas funções, e, a principal é ensinar e educar, uma prerrogativa importantíssima para o futuro do nosso país. Como professores e educadores vocês têm a missão de conduzir e guiar o futuro de centenas de crianças, adolescentes e jovens”, reitera o vice-prefeito.

A presidente do Poder Legislativo, vereadora Sirlei Silveira, revelou a participação da Câmara Municipal no contexto educacional taquarense. “A Câmara é protagonista em várias ações e projetos que resultaram positivamente para a Educação de Taquara, e, vamos seguir fiel esta parceria em prol dos nossos professores e estudantes. O Legislativo trabalhando junto com o Executivo para a melhoria da cidade de Taquara com todos vocês integrando a nossa história”, observa Sirlei.

“Existem diversas pessoas que estão contando os dias para o início das aulas, para reencontrar os professores, então reencontrem esta meninada com alma, com o sorriso bem aberto”, iniciou o seu discurso, o diretor da Faccat, Delmar Backes. “O grande contexto da educação é a gestão da escola através do diretor, seus auxiliares, os professores, a integração dos pais e os alunos. Este conjunto junto com a governabilidade faz com que haja uma boa educação no município. O papel de vocês é insubstituível e ficará para sempre na memória das crianças, adolescentes, jovens e dos pais”, ressaltou Backes.

O secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, destacou a importância do momento de aprendizagem com o renomado palestrante abordando temas a serem trabalhados durante o ano letivo. Queremos que vocês tenham cada vez mais conhecimento e habilidades para trabalhar com o ensino, com a aprendizagem, este é o nosso ponto principal, a aprendizagem das nossas crianças”, afirmou o secretário.

Fonte:

Deixe seu comentário