Portal da Cidade Igrejinha

BANRITECH

Banrisul lança edital de seleção do Programa de Aceleração de Startups

O BanriTech, programa de aceleração de startups, será conduzido pelo Banrisul com a consultoria do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).

Publicado em 03/02/2021 às 01:10

(Foto: Divulgação / Banrisul)

O Banrisul lançou, nesta quarta-feira (03), o edital de seleção do Programa de Aceleração de Startups BanriTech - uma das iniciativas do BanriHub, amplo projeto de inovação do Banco. Poderão participar empresas de todo o País, que tenham propostas inovadoras em produtos ou serviços, com potencial de escala, nas seguintes verticais: agronegócios, serviços financeiros, relacionamento com clientes e empresas, eficiência operacional, segurança da informação e governos. Serão selecionadas até 30 startups.

A inciativa conta com a assessoria técnica do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), e tem por objetivo oferecer um programa de aceleração gratuito e aberto para startups, como forma de apoiar o empreendedorismo inovador, promovendo o desenvolvimento do ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul. De acordo com o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, a criação desse ambiente proporciona o avanço da instituição em várias frentes de atuação no cenário financeiro. “O intuito é inspirar profissionais com uma metodologia ágil e foco na jornada do cliente. Queremos propiciar conexões com parques tecnológicos e potenciais investidores”, frisou.

CICLO DE ACELERAÇÃO

No ciclo de aceleração, que terá duração de oito meses, os participantes contarão com uma qualificada rede de mentores composta por especialistas e executivos do Banrisul e do Tecnopuc. Inicialmente, será feito um diagnóstico da empresa, a fim de traçar um plano individualizado, baseado em necessidades e fraquezas identificadas, com o propósito de acelerar o desenvolvimento do projeto e atender às demandas do mercado. Durante o período, também serão promovidos eventos, palestras e workshops, agregando diferentes atores da comunidade empreendedora para discutir assuntos diversos e novas tecnologias.

COMO PARTICIPAR

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site ‪banrisul.com.br/banritech, entre os dias 03 de fevereiro e ‪13 de março de 2021. Poderão participar do processo de seleção empresas estabelecidas (com registro CNPJ), que desenvolvam soluções inovadoras em produtos ou serviços com potencial de escala, validadas ou não pelo mercado. Os projetos que estiverem plenamente alinhados ao programa serão submetidos a uma etapa de Pitch (apresentação do negócio), na qual um comitê técnico irá selecionar as startups.

O regulamento e o edital do programa BanriTech podem ser acessados no link banrisul.com.br/banritech. A relação dos projetos escolhidos será divulgada no mesmo site, no dia ‪29 de março.

PROJETO DE INOVAÇÃO BANRIHUB

Lançado em outubro de 2020, o BanriHub está estabelecido sob quatro pilares de inovação: Hub.Space, Hub.Startup, Hub.Venture e Hub.Education. O Hub.Space do Programa de Aceleração BanriTech será um espaço colaborativo, que vai funcionar no Museu de Comunicação Hipólito José da Costa, no Centro Histórico de Porto Alegre, em formato de coworking, abrigando as startups selecionadas. A inauguração está prevista para março.

O Hub.Startup promoverá a inovação entre startups, aceleradoras, universidades, centros de pesquisa e parceiros. O BanriTech, programa de aceleração de startups, será conduzido pelo Banrisul com a consultoria do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), um dos maiores da América Latina. Outro pilar de inovação do Banco, o Hub.Venture vai estimular ações por meio de fundos de investimento ou mentorias. Um aporte de até R$ 20 milhões no fundo de coinvestimento Anjo, do BNDES, já foi aprovado pela instituição financeira.

Já o Hub.Education contará com ações voltadas à inovação, capacitação, qualificação de processos, produtos e serviços para a geração de novos negócios, que agreguem valor ao ecossistema do empreendedorismo. Também auxiliará na conexão de mentores internos do Banrisul com as empresas incubadas, incentivando a inovação interna e, em contrapartida, compartilhando conhecimento sobre áreas temáticas com startups.

Fonte:

Deixe seu comentário