Portal da Cidade Igrejinha

PROJETO

Alunos de TI da FACCAT desenvolvem sistemas de e-commerce para Panvel Farmácias

O projeto, que começou em julho, recebeu o nome de Conexão Panvel e é coordenado pela professora Débora Engelmann, que assumiu a função no mês de setembro.

Publicado em 10/12/2019 às 08:20

(Foto: Álvaro Bourscheidt / FACCAT)

Oito acadêmicos dos Cursos de TI (Tecnologia da Informação) da Faccat passam, ao menos, seis horas por dia num dos laboratórios de informática do bloco B do campus da Faccat, concentrados na frente da tela do computador. A tarefa deles é desenvolver sistemas para o e-commerce do grupo Dimed, detentor da rede de farmácias da marca Panvel. A iniciativa faz parte de outra importante parceria estabelecida pela instituição de ensino ao longo deste ano, objetivando encontrar soluções para as necessidades de uma empresa que atua no mercado e, ao mesmo tempo, qualificar a formação dos futuros profissionais.

O projeto, que começou em julho, recebeu o nome de Conexão Panvel e é coordenado pela professora Débora Engelmann, que assumiu a função no mês de setembro, depois de atuar como gerente de projetos e líder técnica. Ela explica que, inicialmente, houve uma fase de desenvolvimento de rotinas automatizadas de testes, já concluída. “Agora, estamos trabalhando no desenvolvimento de um microsserviço solicitado pelo grupo Dimed, o qual executará algumas tarefas necessárias ao funcionamento do e-commerce deles”, pontua.

A participação dos acadêmicos no projeto se dá em forma de estágio remunerado, com regime de trabalho de seis horas diárias, cabendo à Faccat fornecer o espaço físico e equipamentos necessários ao desenvolvimento das atividades.

O prazo inicial de duração do convênio entre a instituição e a empresa é de um ano, podendo ser prorrogado, se for de comum acordo entre as partes.

A docente responsável pelo Conexão Panvel entende que é uma grande oportunidade para os acadêmicos, primeiramente pela possibilidade de interação direta com o mundo corporativo, prestando serviço a uma empresa que possui um setor de TI bem organizado e estruturado. “É um contato antecipado com a realidade do mercado de trabalho que futuramente eles irão encontrar”, pondera. Ao mesmo tempo, segundo ela, é uma possibilidade de os estudantes começarem a colocar em prática, desde logo, os ensinamentos adquiridos em sala de aula, no caso específico, aplicando as linguagens de programação, boas práticas e demais noções num software real, que está sendo utilizado por uma empresa. “Será um importante diferencial para o currículo, quando estiverem formados”, pontua Débora Engelmann.

A percepção é confirmada pelo estagiário Joel dos Passo Moraes Jr., de 19 anos, aluno do quarto semestre Sistemas de Informação. “Estou agregando muito conhecimento à minha formação pela possibilidade de entregar um produto ao mercado e aprender ao mesmo tempo”, situa, destacando a importância dos conceitos básicos abordados nas matérias iniciais do Curso para que possa trabalhar no projeto.

Além de Joel, também participam do Conexão Panvel os acadêmicos Augusto Edinger Marques da Silva, Bryan Debona Fonseca, Eliton Dioni Oliveira da Silva, Jordan Paiva da Silva Braz, Otávio Muck Schein e Otávio Pohren.

Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis no blog conexaopanvel.faccat.br.

Fonte:

Deixe seu comentário