Portal da Cidade Igrejinha

FORMATO VIRTUAL

Alunos de Moda da Feevale criam looks para desfile virtual

Em sua 30ª edição, Projeta-me será realizado em novo formato.

Publicado em 25/05/2020 às 21:00

(Foto: Divulgação / Feevale)

Em sua 30ª edição, o Projeta-me, atividade semestral promovida pelo curso de Moda da Universidade Feevale, será realizado, pela primeira vez, no formato virtual. No evento, considerado o maior desfile acadêmico de moda do Brasil, os alunos formandos apresentam suas coleções para a comunidade e se aproximam do mercado de trabalho. Em função da pandemia de coronavírus, o Teatro Feevale, que recebe quase duas mil pessoas a cada desfile, será substituído pela internet.

Previsto para julho, o Projeta-me apresentará, num desfile virtual, os looks criados por 22 estudantes concluintes do curso de Moda. A temática deste semestre mistura os movimentos dadaísta e surrealista, a partir um uma bricolagem de imagens dos eventos anteriores. Para isso, os alunos estão construindo colagens digitais com figuras representativas já utilizadas.

O mote criativo dos alunos diz respeito à antiga conexão entre arte e moda. “Parcerias entre Salvador Dali e Elsa Schiaparelli, na primeira metade do século XX, impulsionaram esse pensamento. A baronesa Elsa von Freytag-Loringoven, mãe do dadaísmo, fazia do seu corpo obra de arte, acoplando objetos aleatórios, desconectando-os do uso cotidiano (ready made)”, explica a professora Ana Hoffman, coordenadora do evento. Segundo ela, o mundo não é o mesmo, nada está no mesmo lugar. “A desordem e fuga da convencionalidade, características do dadaísmo, e as imagens disformes, não naturais, pertencentes ao surrealismo, tornam-se a nova ordem, que é disruptiva”, complementa.

Processo colaborativo

O Projeta-me também é um modo de promover o capital intelectual do curso de Moda, de forma criativa e fundamentada. Assim, a ideia é criar imagens de grande impacto visual, a partir da experiência de aprendizagem. Para isso, o curso fez um convite aos alunos, para que estes colaborem com a identidade visual do evento, construindo colagens digitais.

A primeira colagem foi realizada pela aluna Pietra Nicola, da disciplina de Produção de Eventos de Moda. Até o dia 3 de junho, os estudantes de Moda podem enviar imagens para o e-mail projetame@feevale.br. As instruções para participar podem ser conferidas em facebook.com/modafeevale.

Fonte:

Deixe seu comentário