Portal da Cidade Igrejinha

TAQUARA

Alunos da EMEF Calisto Eolálio Letti apresentam projeto em escola de Três Coroas

O trabalho ganhou maior repercussão após conquistar o 1º lugar na categoria participante, na Mostratec Junior 2018.

Publicado em 25/04/2019 às 23:30
Atualizado em

Maria, Manuela e Amoah representaram a escola no município vizinho (Foto: Magda Rabie/PMT)

Um ninho de passarinho encontrado no momento do recreio, por alunos, do primeiro ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Calisto Eolálio Letti, no bairro Fogão Gaúcho, em Taquara, foi o que motivou a elaboração, ainda no ano passado, do projeto de pesquisa “Os pequenos e os ninhos”. O trabalho ganhou maior repercussão após conquistar o 1º lugar na categoria participante, na Mostratec Junior 2018. Na quinta-feira, 25, os alunos Maria de São Pedro, Amoah Teixeira e Manuela Borges, 6 anos, acompanhados da professora, Tatiana Laís dos Santos Rodrigues, compartilharam o projeto com alunos e professores da EMEF Frederico Ritter, do município de Três Coroas.

A diretora da Calisto, Talita Morbach, agradeceu o convite intermediado pela coordenadora de Projetos de Iniciação Científica de Taquara, Sabrina Guarani-Kaiowá Amaral, destacando a importância do desenvolvimento de projetos científicos nas escolas. “Através da metodologia pedagógica de Projetos de Iniciação Científica os alunos se tornam investigadores, pesquisadores e protagonistas da sua própria aprendizagem, o que possibilita a vivência de experiências e um conhecimento realmente significativo”, observa Talita.

Durante a apresentação do projeto, dos conhecimentos e da experiência adquiridos, os alunos contaram tudo o que descobriram acerca do mundo dos passarinhos, como são feitos os ninhos, que materiais são utilizados, as espécies de aves e as diferenças entre elas, sempre levando em consideração a valorização e preservação da natureza. A professora Tatiana explica que a pesquisa foi feita compilando dados em conversa com os familiares, saídas de campo pelo bairro, pesquisas em vídeos e livros.

Fonte:

Deixe seu comentário