Portal da Cidade Igrejinha

EDUCAÇÃO

A evolução da educação infantil foi o tema de formação de professores

Evento lotou o Centro Educacional Indio Brasileiro Cesar

Publicado em 01/05/2018 às 23:48

(Foto: Divulgação)

Ocorreu no Centro Educacional Indio Brasileiro Cesar, no último dia 24, a abertura da formação destinada aos professores da Educação Infantil que trabalham na rede municipal de ensino de Taquara teve como tema central a evolução dos cuidados com as crianças da primeira infância até a metodologia atualmente empregada na primeira etapa da educação básica.

Durante o evento, que lotou o auditório do Centro Educacional, o Secretário de Educação, Antonio Edmar Teixeira de Holanda, falou sobre a importância da qualificação profissional dos professores e auxiliares que trabalham na Educação Infantil, fase em que as crianças têm o seu primeiro acesso à sociedade.

— Além dos ensinamentos pedagógicos em si, os profissionais da Educação Infantil são responsáveis pelo acesso dos pequenos à sociedade, oportunizando aprendizagens sobre o mundo em que eles vivem e seu desenvolvimento físico e socioemocional — analisou o Secretário de Educação.

Segundo a palestrante Tiane Fernanda Aguiar, que ministrou o tema “Entendendo a Educação Infantil e sua construção histórica: cuidar/educar e as políticas públicas da Educação Infantil”, foi a partir de 1974, com a criação do Serviço de Educação Pré-Escolar (Sepre), que o Ministério da Educação (MEC) passa a se ocupar da educação pré-escolar.

— Além da solução para os problemas da pobreza, a educação infantil passa a ser vista como uma forma de resolver as altas taxas de reprovação no ensino primário — explicou Tiane.

PRÓXIMO ENCONTRO É NESTA QUARTA

Além desse primeiro encontro, que reuniu 150 profissionais da Educação Infantil que trabalham na rede municipal de ensino de Taquara, a formação terá ainda outros sete encontros, sendo 42 horas presenciais, 35 horas de formação à distância e três horas de avaliação final nas escolas, totalizando 80 horas de capacitação. O próximo encontro será realizado nesta quarta-feira (2), às 19h, também no Centro Educacional Indio Brasileiro Cesar.

PRESENÇAS

Também participaram da abertura da formação destinada aos professores da Educação Infantil o vereador e presidente do Legislativo de Taquara, Guido Mário Prass Filho; a coordenadora de políticas públicas voltadas a Educação, Mônica Juliana Facio; a coordenadora da Educação Infantil no município, Jussara Maria Policarpo Dias; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Vivian Elisabete Angeli; e a professora Marlene Resler, representando as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).

    Fonte:

    Deixe seu comentário