Portal da Cidade Igrejinha

SABERES A MOSTRA

5ª Mostra de Iniciação Científica de Igrejinha premia trabalhos vencedores

Em três dias de Mostra, foram apresentados 80 projetos da educação infantil, ensino fundamental e EJA.

Publicado em 26/08/2022 às 13:25
Atualizado em

(Foto: Divulgação / PMI)

Aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de agosto a 5ª edição da Mostra de Iniciação Científica de Igrejinha no Ginásio do Parque de Eventos Almiro Grings. Foram expostos e apresentados 68 projetos produzidos pelo Ensino Fundamental, 11 projetos desenvolvidos na Educação Infantil e 1 projeto elaborado pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Igrejinha. Em cada dia do evento foram premiados os três trabalhos vencedores de cada categoria.

No primeiro dia de mostra (23), foram apresentados os trabalhos da Categoria 1 (Educação Infantil) e Categoria 2 (alunos do 1° ao 3° ano). No segundo dia (24), foi a vez da Categoria 3 (4° ao 6° ano escolar) apresentar seus projetos. A Categoria 4 foi a última a expor seus trabalhos, com as turmas do 7º ao 9º ano escolar e EJA.

A Secretária de Educação de Igrejinha, Cristiane Martin, ressalta a importância das crianças e alunos adquirirem esse saber científico experimentando, apresentando, pesquisando e criando suas próprias hipóteses. “A Mostra de Iniciação Científica de Igrejinha é uma oportunidade de expandir os conhecimentos a partir da pesquisa e do desenvolvimento em todas as áreas do conhecimento'', destaca Cristiane.

Os três projetos vencedores com maior pontuação garantiram, ainda, um passaporte para apresentarem seu trabalho na MOSTRATEC 2022, que acontecerá de 24 a 28 de outubro com o tema “Um Mundo de Criatividade e Pesquisa”. Foram eles: "Tum tum" bate sem parar - EMEF Machado de Assis; O caminho das Águas - EMEF Princesa Isabel; Lá vem ela... Será a matemática um bicho de 7 cabeças? - EMEF Prefeito João Darcy Rheinheimer.

Para o prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, ações como esta incentivam a iniciação científica e a busca pelo conhecimento. “Ao longo dos três dias de Mostra pudemos ver o empenho e a dedicação de todos os estudantes na apresentação de seus projetos. Dos mais pequenos até os maiores, cada um demonstrava domínio sobre seu assunto abordado, além de grande desenvoltura para apresentar. É um orgulho para a educação de Igrejinha a realização de um evento científico tão importante”, diz Leandro.

VENCEDORES POR CATEGORIA

Categoria 1 (Educação Infantil)

  • 1° lugar: "Tum tum" bate sem parar - EMEF Machado de Assis.
  • 2° lugar: Afinal, de onde nasce o papel? - EMEF Vila Nova.
  • 3° lugar: Que língua é essa? - EMEF Anita Garibaldi.

Categoria 2 (1º ao 3º ano)

  • 1° lugar: O caminho das águas - EMEF Princesa Isabel.
  • 2° lugar: Barba-de velho ou barba-de-pau? Qual é a real? - EMEF Vila Nova.
  • 3° lugar: Conhecendo frutas diferentes: pitaya, kiwi e amora - EMEF Hilário Nestor Backes.

Categoria 3 (4º ao 6º ano)

  • 1° lugar: Toda picada de mosquito coça? - EMEF Princesa Isabel
  • 2° lugar: Plantas Medicinais: Para que servem? - EMEF Machado de Assis.
  • 3° lugar: Amigos do Théo - EMEF Vila Nova.

Categoria 4 (7º ao 9º ano)

  • 1° lugar: Lá vem ela... Será a matemática um bicho de 7 cabeças? - EMEF Prefeito João Darcy Rheinheimer.
  • 2° lugar: Quem, ou o que, são as PANCS, afinal? - EMEF Dom Pedro II.
  • 3° lugar: Aerogerador de Pequeno Porte Construído com Materiais Reutilizáveis - EMEF Anita Garibaldi.

Fonte:

Deixe seu comentário