Portal da Cidade Igrejinha

Mais doce

Vendas de Páscoa crescem 3% nos supermercados gaúchos

Crescimento desta Páscoa foi puxado não apenas pela venda de chocolates, mas também por presentes em geral

Publicado em 01/04/2018 às 04:32

(Foto: André Luiz D. Takahashi)

A intenção de presentear pessoas queridas e confraternizar em família resume o comportamento dos gaúchos nesta Páscoa de 2018. Segundo apuração da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) junto a supermercadistas associados, as vendas de Páscoa cresceram 3%, neste ano, na comparação com a mesma data do ano passado – e a maior parte das empresas do setor registrou o melhor dia de vendas do ano, até o momento, neste sábado (31). Segundo o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo, o crescimento desta Páscoa foi puxado não apenas pela venda de chocolates, mas também por presentes em geral, como flores, itens de bazar, vinhos, brinquedos e outros produtos adquiridos pelos consumidores para agraciarem pessoas do seu convívio.

Na opinião do presidente da Agas, este comportamento mostra que os gaúchos seguem com a intenção de presentear pelo menos quatro pessoas do seu convívio, mas dão cada vez mais valor ao seu dinheiro. “Esta foi a Páscoa das oportunidades, e por isso as pequenas e médias empresas tiveram um resultado melhor que as maiores. A vivência do supermercadista no dia a dia da loja durante toda a quaresma, acompanhando os anseios dos clientes e reajustando promoções e ações de venda, foi decisiva para um resultado positivo nesta Páscoa”, resume Longo. Segundo ele, a indústria de chocolates oportunizou uma diversidade grande de opções, garantindo aos supermercadistas que realizassem promoções e atraíssem os consumidores. “Neste ano, o preço médio dos produtos de Páscoa esteve abaixo do ano passado, já que despontaram os ovos de chocolate menores e mais baratos”, destaca Longo.

Puxado por estes ovos mais acessíveis, o setor comercializou cerca de 96% dos 6,8 milhões de ovos de chocolate colocados nas prateleiras e parreiras nesta Páscoa. “O crescimento na venda de ovos foi de 3%, mas as vendas de barras, cestas e bombons cresceram em média 10%”, destaca Longo. O supermercadista relata que os itens de bazar, ideais para presentear, tiveram um incremento de 8% nas vendas. “A venda de brinquedos avulsos fora dos ovos cresceu 12%, mostrando que as crianças valorizam mais o brinquedo do que o chocolate”, observa o presidente da Agas.

Pescados e outros alimentos – Outro hábito de consumo que chama a atenção dos varejistas é a preocupação dos consumidores em manter a tradição das datas festivas e o crescimento da sua crença. Além dos chocolates e presentes, os consumidores recorreram aos supermercados para adquirir produtos como velas e alimentos para a ceia em família da sexta-feira Santa (30) e do domingo de Páscoa (1º). “A venda de pescados cresceu 10%, sendo 98% destes produtos congelados. A tradição fala mais alto e a data oportunizou a venda de produtos como carne para o churrasco de domingo, bebidas e sobremesas”, destaca Longo.

Setor se prepara para o Dia das Mães – Encerradas as atividades da Páscoa, o setor supermercadista volta seu foco para a proximidade do Dia das Mães, em maio. Segundo Longo, as lojas do segmento já estão reabastecendo os estoques de produtos como caixas de bombons e flores, tradicionais opções dos gaúchos para presentear na data. Também será um dia de reunião das famílias”, conclui Longo, apostando na venda de alimentos para alavancar o setor na data.

Fonte:

Deixe seu comentário