Portal da Cidade Igrejinha

GOLPES FINANCEIROS

Serasa Sempre Alerta: cuidado com os golpes de empréstimo

Confira dicas para não se tornar uma vítima de golpes financeiros por meio da oferta de falsos empréstimos.

Publicado em 29/08/2022 às 08:40
Atualizado em

(Foto: Reprodução / Serasa)

A série “Sempre Alerta” da Serasa apresenta esta semana os principais tipos de golpes de empréstimo e as estratégias fraudulentas utilizadas pelos criminosos para atrair as vítimas. Os meios mais utilizados para golpe são a criação de sites falsos para roubar os dados do consumidor e a solicitação de depósito antecipado para liberar o dinheiro. A informação é o principal aliado para se defender das armadilhas e a Serasa explica os golpes mais comuns:

Simulação de empréstimo para o furto de dados

Sites falsos oferecem formulário para a simulação de empréstimo, por meio do qual os dados da vítima são furtados quando ela preenche o cadastro. Esses sites são similares aos dos bancos e às vezes cópias idênticas. Os criminosos usam as informações inseridas para solicitar empréstimos em nome da vítima e cometer outras fraudes. Os golpistas também agem por meio de páginas falsas de instituições oficiais, como Receita Federal, Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e Banco Central.

Depósito antecipado para liberação de empréstimo

Nenhuma instituição financeira pode cobrar qualquer tipo de taxa ou adiantamento de parcela para liberar crédito, mas os golpistas oferecem empréstimos falsos e exigem depósito antecipado. Para convencer as vítimas, eles mentem, por exemplo, que o depósito antecipado é condição para liberar empréstimo para inadimplentes ou que houve um bloqueio que pode ser resolvido com o pagamento de uma taxa.

Dicas para se proteger

1. Pesquise sobre as empresas:

Procure o endereço físico da instituição financeira, os contatos oficiais, fotos e comentários dos clientes. Consulte sites que avaliam a reputação das empresas, como o Reclame Aqui, e desconfie de ofertas “imperdíveis” e rápidas, criadas para gerar senso de urgência e ansiedade e atrapalhar o raciocínio da vítima.

2. Procure um site confiável para simulação:

Para saber se o site é verdadeiro confira se o endereço eletrônico tem as letras https (não apenas o http) e procure o símbolo de um cadeado na barra de navegação, que indica que o site é seguro.

3. Nunca faça depósitos antecipados:

As instituições financeiras não costumam pedir pedem depósito adiantado para liberar empréstimo. Se isso acontecer, não tenha dúvidas: é golpe.

4. Não compartilhe dados do seu WhatsApp:

Os golpistas entram em contato por telefone oferecendo condições especiais de empréstimos e solicitam alguns dados. Nunca forneça números de verificação para terceiros, evitando assim a clonagem de suas contas nas redes sociais pelos criminosos que tem o objetivo de conseguir empréstimos e aplicar outros golpes em nome das vítimas.

5. Não forneça seus dados em redes sociais:

Os criminosos criam perfis falsos nas redes sociais, mentem que trabalham para alguma empresa, oferecem empréstimo pré-aprovado e pedem seus dados. Nunca informe seu endereço, telefone e documentos pessoais dessa forma. Nas instituições sérias o envio de documentos é feito pelos sites e aplicativos oficiais da empresa, jamais por rede social.

6. Não faça pagamento em conta de pessoas físicas:

Boletos de instituições financeiras sempre estão em nome de pessoas jurídicas. Nenhum banco utiliza contas de pessoas físicas para receber pagamentos.

 7. Desconfie de oferta de empréstimo para negativados:

Muitos criminosos usam essa isca para atrair as vítimas mais vulneráveis. Nenhuma instituição real pede pagamentos antecipados para liberar empréstimo às pessoas que estão na lista da inadimplência.

O que fazer após cair no golpe do empréstimo

  1. Reúna todas as provas disponíveis, como comprovante do depósito, prints da tela do site que ofereceu o empréstimo e de conversas com os criminosos;
  2. Registre um Boletim de Ocorrência (B.O.);
  3. Avise seu banco sobre o ocorrido;
  4. Registre o caso em órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.

Este conteúdo também está disponível em vídeo no canal Serasa Ensina.

Serasa Premium ajuda na proteção dos dados

O Serasa Premium ajuda o usuário a se proteger de fraudes por meio do monitoramento dos dados em tempo real. Alertas de consultas e de outras movimentações no CPF e CNPJ mantém o usuário informado sobre a situação.

Saiba mais em: serasa.com.br/premium.

Sobre a Serasa:

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais.

Fonte:

Deixe seu comentário