Portal da Cidade Igrejinha

E-COMMERCE

Seja seu próprio chefe ! 05 Idéias para ganhar dinheiro

Conheça ferramentas poderosas que estão ao seu dispor Já pensou se sua loja virtual estiver a caminho da falência e você só se der conta quando não houver

Publicado em 12/03/2018 às 02:58

O que fazer com os indicadores e as métricas do Google Analytics (Foto: Divulgação)

Já pensou se sua loja virtual estiver a caminho da falência e você só se der conta quando não houver mais tempo para fazer algo? É melhor nem pensar nisso, né? Para que isso não aconteça, você deve adotar uma gestão por métricas o quanto antes, uma vez que é impossível saber se o seu negócio online está crescendo ou estagnado se você não fizer uma coleta de indicadores com frequência.

Com base em dados como número de vendas, páginas mais visitadas, abandono de carrinho, entre outros, você consegue tomar decisões mais assertivas e, fazendo comparações com períodos anteriores, afirmar se a sua loja está no caminho certo.

Agora, sabendo da importância de uma gestão por métricas em seu negócio online, é hora de começar a medir cada ação que você faz para analisar os resultados.

Nesse sentido, como você deve ter muitas atividades para cuidar, delegue a um ou mais funcionários a tarefa de coletar dados e conte, também, com a ajuda de ferramentas. No fim, você ficará responsável apenas por analisar os números e tomar decisões.

Se você construiu seu negócio online utilizando a Loja Virtual do, já tem meio caminho andado. Isso porque a plataforma fornece relatórios e estatísticas importantes para seu e-commerce. Confira:

Faixa etária e sexo

Faça um comparativo entre seu público-alvo. Esse recurso o ajudará a melhorar a comunicação com seus clientes e até mesmo a diversificar ou aprimorar seu mix de produtos.

Comparativos de visitas

Com esse indicador é possível verificar a quantidade de clientes que retornaram à sua loja em determinado período. Além disso, com esse gráfico você pode identificar os períodos sazonais que são mais relevantes para o seu negócio.

Fechamento mensal

Esse relatório apresenta, resumidamente, as vendas efetuadas na sua loja. Ele pode ajudá-lo no seu balanço de vendas e no controle financeiro.

Funil de compras

Aqui você pode acompanhar as páginas mais e menos acessadas pelos clientes durante a navegação pela loja virtual, identificando os pontos que mais interessam aos visitantes.

Google Analytics

Para completar, a Loja Virtual  já vem integrada com o Google Analytics, ferramenta de monitoramento mais utilizada no mundo, que mostra uma série de indicadores fundamentais. Segundo levantamento da Econsultancy, 87% das lojas virtuais utilizam a ferramenta do Google.

Não é para menos. Com os dados que ela armazena, é possível fazer uma análise muito mais profunda de suas ações e, consequentemente, tomar decisões precisas para otimizar seu negócio e aumentar suas vendas.

Para utilizar essa importante ferramenta em sua loja virtual, é necessário, primeiro, fazer o login no Google Analytics, acessando esta página. Caso ainda não tenha conta, crie uma.

O que fazer com os indicadores e as métricas do Google Analytics

Integrar o Google Analytics é o passo mais simples, porém fundamental, para que você possa adotar uma gestão por métricas. Agora você precisa saber trabalhar em cima do que a ferramenta oferece. Isso significa conhecer quais são os principais indicadores que você precisa avaliar com frequência. Abaixo, conheça alguns que não podem faltar:

Número de visitas: trata-se, claro, do número de pessoas que acessaram a sua loja virtual em determinado período. Se você não trabalha com outros canais de venda, como marketplace, essa métrica é muito importante. A lógica é simples: se a sua loja virtual não tem movimento, ela não vai ter muito tempo de vida.

Aqui, mais do que coletar a quantidade de visitas por mês, é fundamental que você faça comparações diárias para saber quais são os dias mais movimentados. Aí, se o seu fim de semana for fraco em termos de visitas, por exemplo, você pode direcionar campanhas de marketing para atrair mais pessoas para sua loja virtual nesse período.

Origem do tráfego: é comum lojas físicas perguntarem aos clientes onde eles conheceram o estabelecimento. Na loja online, graças ao Google Analytics, você não precisa “encher” o cliente com esse tipo de pergunta.

Isso porque a ferramenta aponta a origem de cada visitante, ou seja, se ele veio a partir de um link do Facebook, e-mail marketing ou de uma busca orgânica, por exemplo. Com essa informação, você sabe se os conteúdos nas redes sociais, o trabalho de SEO e as campanhas de mídia paga e e-mail estão surtindo efeito.

Taxa de rejeição: essa métrica indica a porcentagem de pessoas que abriram e fecharam seu site imediatamente, sem navegar por outras páginas. Aqui é claro que, quanto menor a taxa, melhor para você. Se ela estiver bem alta, significa que você precisa fazer ajustes nos layouts e conteúdos das páginas de destino para torná-las mais atraentes.

Tempo médio de acesso: saber quanto tempo cada cliente gasta, em média, navegando pelo seu site é muito importante. É possível, também, saber quais são as páginas com mais aceitação do público, isto é, nas quais eles passam mais tempo. Assim, você pode usar os mesmos mecanismos destas páginas em outras.

Taxa de conversão: agora, vamos combinar, não adianta as pessoas ficarem muito tempo navegando por sua loja virtual e, no fim, acabarem não comprando nada. Isso pode significar que elas estão apenas 

Fonte:

Deixe seu comentário