Portal da Cidade Igrejinha

DEMANDAS ENTREGUES

Reivindicações dos trabalhadores do Paranhana chegam até o Palácio do Planalto

Presidente do Sindicato dos Sapateiros de Parobé, João Pires esteve em reunião com o presidente Lula na última terça-feira (18).

Publicado em 19/01/2023 às 12:35

João Pires esteve em Brasília e fez a entrega de documento com demandas para os trabalhadores do setor calçadista em reunião com o presidente Lula no Palácio do Planalto. (Foto: Divulgação / Sindicato dos Sapateiros de Parobé)

De volta a Parobé após a reunião no Palácio do Planalto na última terça-feira (18), o presidente do Sindicato dos Sapateiros de Parobé, João Pires, avaliou como positiva sua participação na agenda que reuniu dirigentes sindicais de todo o Brasil.

Recebidos pelo presidente Lula e também pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, os representantes fizeram a entrega de documentos que reivindicam a urgência da revogação de medidas prejudiciais aos trabalhadores e também a valorização do salário mínimo nacional. “Independente de sigla partidária, fica evidente que temos um novo momento no Brasil onde a classe trabalhadora é ouvida e respeitada”, destaca Pires.

Segundo o sindicalista, o presidente firmou compromissos importantes que ampliam o diálogo com as centrais. “Foi muito importante entender o compromisso do Governo Federal em implementar políticas públicas que não causem a estagnação na economia, mas que combatam o processo do que chamamos de ‘uberização’ do trabalho”, avalia.

Em seu discurso, Lula afirmou aos dirigentes que os propósitos devem ser modernizados, de acordo com o presidente, para atender às demandas da classe trabalhadora. "É preciso a gente se reinventar a nível de estrutura. É necessário a gente reinventar na construção de uma nova relação entre capital e trabalho. É por isso que nós vamos criar uma comissão de negociação, primeiro com os sindicatos, com o governo e com os empresários, para acabar com essa história de que o trabalhador de aplicativo é um microempreendedor", orientou o presidente da república.

Pires também destaca que sua ida possibilitou a entrega de demandas dos trabalhadores do setor calçadista. “As reformas permitiram que o empresariado estabeleça relações precárias de trabalho, o que afeta diretamente na qualidade de vida da categoria. Se não houvesse a representação dos sindicatos, este cenário seria ainda pior. Tentaram deixar os trabalhadores reféns de baixos salários e uma completa desvalorização. Este tipo de medida causa o enfraquecimento de todo o setor, uma vez que as vagas não estão sendo mais preenchidas”, argumenta Pires.

Além do Sindicato dos Sapateiros de Parobé, o dirigente também preside a Federação dos Trabalhadores das Indústrias do Calçado e do Vestuário do Rio Grande do Sul (FETICVERGS), é secretário estadual da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) e vice-presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST).

Fonte:

Deixe seu comentário