Portal da Cidade Igrejinha

INDÚSTRIA GAÚCHA

FPI-RS recebe propostas para a indústria da região metropolitana

O primeiro encontro regional da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Gaúcha (FPI/RS) reuniu os principais setores produtivos da região metropolitana.

Publicado em 09/07/2021 às 00:50

(Foto: Divulgação / ALRS)

(Foto: Divulgação / ALRS)

(Foto: Divulgação / ALRS)

(Foto: Divulgação / ALRS)

Os principais encaminhamentos resultantes do primeiro encontro regional da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Gaúcha (FPI/RS), que reuniu os principais setores produtivos da região metropolitana do Estado, foram relacionados aos eixos temáticos 1, 2 e 5 propostos no plano de trabalho da Frente. Tiveram destaque questões relativas à melhorias na legislação tributária e ambiental, atenção ao novos planos diretores municipais, a estratégica necessidade de valorização da produção local e da exploração de novas vocações, entre outras.

Conforme o presidente da FPI-RS, deputado Dalciso Oliveira (PSB), os temas em debate foram extraídos da Plataforma de Compromissos para um Brasil Industrial e foram base para o diagnóstico da realidade da região e o apontamento de demandas e expectativas. “Ao aproximar o empresariado industrial e os parlamentares neste debate tão fundamental, conhecemos aqui as pautas prioritárias do setor e pudemos colher propostas e pensar as políticas públicas capazes de atender às demandas apresentadas. Buscamos melhorar o ambiente econômico que ainda possui muitas dificuldades, e criar mecanismos para elevar a competitividade”, destacou.

Ao apresentar um raio x do cenário da Metropolitana, o coordenador da Unidade de Estudos Econômicos e Pesquisas da Fiergs, André Nunes, falou sobre o cenário macroeconômico, destacando a importância da participação da indústria na economia do Brasil e no Rio Grande do Sul. A indústria representa uma fatia de 20,4% do PIB nacional, 78,3% das exportações, e ainda tem uma grande participação nos investimentos em pesquisa e inovação. Com relação à arrecadação de tributos, o setor representa 33% e gera 20% dos empregos no país. Já na economia estadual, André informou que a participação da indústria no PIB é de 22,4%, gerando 26,3% dos empregos formais. Representa, ainda, 74,5% do volume das exportações e 58,6% da arrecadação de ICMS. Já na Região metropolitana, a indústria gera um PIB de R$ 15,7 bilhões, ou seja, 17,7% do PIB gaúcho.

A atividade contou com as presenças do coordenador do Conselho de Articulação Parlamentar da Fiergs, Claudio Bier e do vice-presidente da Regional Metropolitana da Fiergs, Maurício Harger, que destacou que as demandas específicas da região referem-se à sustentabilidade , sistema hidroviário, a infraestrutura, e a educação e formação para a retomada da economia e a geração de empregos.

Representando a Casa Civil, Bruno Freitas afirmou que o Governo Estadual está resolvendo o seu déficit orçamentário e lembrou que privatizações e melhoria da infraestrutura também são prioridades do governo. “Estamos prontos para apoiar o trabalho da FPI, que tem interfaces na Fazenda, Meio Ambiente, Desenvolvimento e Casa Civil, entre outras.”

Fonte:

Deixe seu comentário