Portal da Cidade Igrejinha

DIA E ESPAÇO DELAS

Dia da Mulher e o lugar da mulher no empreendedorismo

Aproveitando o Dia da Mulher, a CDL preparou um material sobre as mulheres e o empreendedorismo a partir de opinião e dicas das diretoras da entidade.

Publicado em 08/03/2023 às 15:05

(Foto: Divulgação / CDL)

Neste dia 08 de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, é necessário destacar que são anos de luta para que elas possam conquistar seus espaços. No empreendedorismo não é diferente. Cada vez mais elas ocupam espaço de destaque, seja por escolha ou por necessidade e empreendem em busca de mais qualidade de vida para si e suas famílias. Um levantamento realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) apontou, em 2022, que cerca de 10 milhões de mulheres empreendem no Brasil.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Igrejinha e Três Coroas tem muitas mulheres na coordenação dos trabalhos. Além da presidência atualmente ser comandada pela empresária Natália Debarba, várias são as mulheres que ocupam cargos na diretoria, além de sua equipe executiva ser composta somente por mulheres nas mais variadas funções.

O que é ser uma mulher empreendedora? Foi a pergunta feita para as mulheres que compõem a diretoria da CDL. Assim como o pedido de que deem dicas para outras mulheres que querem empreender. Confira:

Natália Debarba | Presidente da CDL

Fala Natália

“Ser uma empreendedora é inspirar e transformar outras pessoas. É ser alguém que visa o progresso e a evolução do meio que está inserido. É saber servir, saber conduzir no caminho do seu propósito. Minha dica é acreditar no que faz, fazer o teu melhor, entregar valor. E eu acredito muito no autoconhecimento para se transformar e transformar os outros.”

Natália Debarba | Presidente da CDL

Juliana Hermann | Diretora de Formação e Capacitação da CDL

Fala Juliana

“Para mim, empreender está ligado a um propósito. Através do meu negócio, posso contribuir com outras pessoas e empresas. Enquanto mulher isso é muito gratificante porque temos em nossa essência a visão do coletivo. Acredite em você, tenha iniciativa de tomar decisões e tenha também constância para se manter firme e seguir em frente. Não se apegue as opiniões alheias, esteja atenta no seu próprio caminho e aproveite a caminhada.”

Juliana Hermann | Diretora de Formação e Capacitação da CDL

Carla Fernanda Jaeschke | Titular do Conselho Fiscal da CDL

Fala Carla

“Sempre tive o sonho de ter a minha farmácia e desenvolver minha profissão com carinho e atenção aos meus clientes. Empreender é um desafio diário em que temos pessoas se entregando para um bem maior para suas famílias e amor pelo que se faz. A nossa Ortopedia veio para abrilhantar ainda mais nosso sonho de trazer recuperação e bem estar. Digo para quem quer empreender sempre acreditar em seus sonhos e colocar em prática. Ser feliz no que realiza.”

Carla Fernanda Jaeschke | Titular do Conselho Fiscal da CDL

Muriel dos Reis | Suplente do Conselho Fiscal da CDL

Fala Muriel

"Antes da gente vender algo, a gente vende o que somos, no que acreditamos e isso nos conecta. Eu demorei para confiar em mim mesma. Entendia que para ser alguém, precisava caber e me encaixar em uma empresa, em uma marca. Por muito tempo, procurei fora a confiança que morava dentro. Quando encontrei? Quando me soltei, escolhi me conhecer, aceitar o jeito dos outros (principalmente da família), a entender o tempo que cada um precisa e que está tudo bem não estar tudo bem às vezes. Jeitos certos não existem, porque o que pode dar certo para mim, pode não dar certo para o outro e essa parte eu gosto de chamar de criatividade da nossa autenticidade. Dá para fazer diferente, desde que eu olhe para dentro e não para fora, pois será na minha autenticidade que estará a minha criatividade, o meu jeito de ser e fazer. Acreditamos que tudo é eterno, mas está tudo bem mudar de ideia, conhecer outros jeitos. Ninguém vai no velório de um CNPJ, de um CPF sim! Que a gente construa os degraus para subir fortalecendo a relação principalmente entre nós mulheres. Nunca desista de ser quem tu és porque só existe tu. Tua história é importante!”

Muriel dos Reis | Suplente do Conselho Fiscal da CDL

Saraiana Sabrina Zitkoski | Titular do Conselho Fiscal da CDL

Fala Saraiana

“É poder ser eu mesma todos os dias, ter muita garra sempre frente as dificuldades, saber pausar quando necessário, inspirar sempre que me sentir bem, e trilhar esse caminho com a beleza e a leveza que só as mulheres têm. Seja sempre a tua melhor versão e não desista quando todos acharem que não têm mais solução, só você conhece a tua força e o teu poder.”

Saraiana Sabrina Zitkoski | Titular do Conselho Fiscal da CDL

Fonte:

Deixe seu comentário