Portal da Cidade Igrejinha

TAQUARA

Consumidores taquarenses confiam nas lojas do comércio, aponta pesquisa

A pesquisa foi realizada no dia 1º de junho no Centro de Taquara e finalizada no 3 de junho, com alguns alunos e funcionários da FACCAT.

Publicado em 26/06/2019 às 08:20

Professor Gerson apresentando o resultado da pesquisa. (Foto: Divulgação/FACCAT)

Professor Gerson apresentando o resultado da pesquisa. (Foto: Divulgação/FACCAT)

Parte da turma que realizou a pesquisa. (Foto: Divulgação/FACCAT)

Com a finalidade de aproximar a rotina acadêmica com a realidade do mercado de trabalho e da comunidade, foi desenvolvido o projeto de pesquisa “Hábitos e consumos no comércio não alimentício da cidade de Taquara”, com 21 alunos da disciplina Pesquisa Mercadológica 2019/01. “Este tema foi debatido com o Sindilojas Taquara e proposto aos alunos desenvolverem. A pesquisa foi realizada no dia 1º de junho no Centro de Taquara e finalizada no 3 de junho, com alguns alunos e funcionários da Faccat”, explica o professor e coordenador do projeto, Gerson Luis Schneider. O resultado final foi apresentado na noite de segunda-feira, 24 de junho, no auditório 6 do Centro de Eventos. Participaram da iniciativa acadêmicos dos cursos de Administração; Gestão Comercial; Publicidade e Propaganda; e Relações Públicas.

Na avaliação do professor Gerson Luis Schneider, a iniciativa foi de encontro com os pilares institucionais das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). “A Faccat, como Faculdade Comunitária estabelece em seus pilares institucionais o envolvimento de sua comunidade nas ações acadêmicas e ver os alunos envolvidos até o ultimo fio de cabelo nesta atividade é o fechamento deste ciclo de aprendizado”, salienta Schneider.

A pesquisa

O professor Gerson Luis Schneider ressalta ainda que foram entrevistadas 169 pessoas, mas foram consideradas válidas 161 instrumentos de pesquisa. “O método se caracterizou por uma pesquisa quantitativa, através de um instrumento de pesquisa com coleta de informações pessoais, não probabilista.

Com o instrumento de pesquisa foi montado com 13 perguntas descritivas organizadas em uma escala de intensidade likert”, explica. 

Entre os resultados finais, Schneider destaca que o grupo pesquisado declarou que encontra boa variedade de produtos, bom preço e condições boas para pagamento e que confiam nas lojas do comércio de Taquara. “O perfil do entrevistado, de maneira geral caracterizou-se por serem jovens adultos, compartilhando relações, com bom índice de formação escolar e renda familiar baixa de até R$ 3 mil/mês ”, finaliza.

Fonte:

Deixe seu comentário