Portal da Cidade Igrejinha

BUSINESS

Como criar um plano de comunicação para a sua empresa.

A comunicação é fundamental para os negócios, mas o modo como ela é planejada e aplicada define o posicionamento da organização em mercados cada vez mais

Publicado em 20/04/2018 às 02:47

Falhas na comunicação pessoal podem ser inconscientes, mas podem ser corrigidas. (Foto: Divulgação)

O plano de comunicação determina como será o diálogo da empresa com a sociedade, clientes e com os públicos de interesse. É o conjunto de estratégias e práticas que visam gerar e obter informações que influenciarão o posicionamento da organização no mercado.

Em empresas já estabelecidas ou em novos empreendimentos, o plano de comunicação é elemento obrigatório para fortalecer a vantagem competitiva do negócio, além de estabelecer o comportamento da marca e evitar discursos inapropriadas.

Logo abaixo separei algumas sugestões de alguns passos para o desenvolvimento do plano de comunicação eficaz com foco em resultados.

Tenha profundo conhecimento do negócio
Antes de qualquer comunicado é necessário o conhecimento de causa. É obrigatório que se saiba tudo sobre a empresa e o ambiente no qual está inserida, ou seja: qual a estrutura do negócio; os pontos fortes e fracos; as características do produto/serviço oferecido; o mercado; os públicos de interesse; os contextos do cenário político, econômico e sociocultural que podem influenciar a organização; entre outros fatores. Desse modo, inevitavelmente, o plano de comunicação se alinha ao planejamento estratégico da empresa.

Encontre os objetivos da organização
Pensar exclusivamente no agora deixa qualquer empresa sem futuro. Por isso identificar quais os objetivos almejados e classificá-los na escala de prioridades é o que mantém os envolvidos no negócio atentos a oportunidades, conquistas e possíveis falhas.

Crie uma marca com valores bem definidos
A marca é o primeiro produto da comunicação corporativa. Por meio dela, são transmitidas as competências da organização e a identidade pela qual se posicionará no mercado. A construção de uma marca exige o estudo sobre os itens citados acima com foco nos aspectos mercadológicos. A partir desta análise define-se a missão, a visão e os valores da empresa e todas a suas formas de representação. É nesta etapa que o Branding entra em jogo.

Elabore o planejamento estratégico
Com a marca criada ou readequada e todas as informações em mãos, é o momento de estruturar o plano de comunicação. Para que isso seja possível é necessário indicar quais metodologias úteis e quais estratégias corresponderão aos objetivos e conceitos defendidos pela marca. Tal raciocínio exige a abordagem mais precisa de fatores como: canais, públicos, orçamento e cronograma.

Defina os canais de comunicação e marketing
Por onde será estabelecida a comunicação? Quais canais serão responsáveis pelo diálogo entre marca e seus públicos? Redes sociais, email, blog, TV, rádio, revistas, jornais e eventos são algumas opções de mídias pelas quais a empresa poderá direcionar sua comunicação até o público específico.

Acerte nos públicos que constituem o seu negócio
Ok! A marca tem muito a dizer, mas com quem será o bate-papo? Nesta etapa é crucial compreender que a empresa possui diferentes públicos. Em síntese, podemos dizer que são os grupos consumidores, clientes ou não, do produto/serviço oferecido pela empresa; e os grupos de interesse, os stakeholders, envolvidos direta ou indiretamente no negócio. A percepção destes públicos e dos canais de comunicação deve ocorrer simultaneamente, devido a sua correlação.

Estipule um orçamento
Sem dinheiro nenhum plano se torna real. Estipular os valores disponíveis para o investimento em comunicação e detalhar os custos envolvidos na realização de cada etapa, faz do plano de comunicação um projeto executável. Uma pequena porcentagem do orçamento também deverá ser reservada para possíveis adequações do planejamento.

Coloque em prática
Para executar todo esse conjunto de teorias é essencial pontuar cada atividade em um plano de ação. Nele é definido como o plano de comunicação será colocado em prática, atribuindo cada responsável, função, ação, objetivo, período e valor necessário para a sua realização.

Não esqueça do Cronograma
Aliado ao Plano de Ação, o cronograma é útil para manter tudo em dia. Ao definir as medidas de tempo necessárias para cada ação, é fácil visualizar a aplicação do planejamento a longo prazo. Com o cronograma, a empresa possui a escala de ações ordenadas dentro de prazos, sendo possível reajustá-las se necessário.

Monitore os Resultados e se prepare para possíveis falhas
Tudo pronto! Não se esqueça de adotar mecanismos para o monitoramento dos resultados obtidos com a comunicação. Sem esse feedback, o plano de comunicação continua dentro da intangibilidade e a marca perde a percepção de valor. Os mesmos mecanismo também poderão identificar possíveis falhas de execução do plano, e juntamente com uma política de crise e riscos, solucionar tais falhas.

Independente do tamanho da empresa, o plano de comunicação é o método responsável pela criação, posicionamento e relevância da marca, como também, se executado corretamente, agrega valor à imagem do negócio e gera relacionamentos saudáveis e duradouros entre as partes envolvidas.

Se o seu plano é ter uma empresa próspera e competitiva, pensar na comunicação é escrever esse futuro.

Fonte:

Deixe seu comentário