Portal da Cidade Igrejinha

MARCA COM PROPÓSITO

Bibi cresce 56% no 1º semestre de 2022 e segue com plano de internacionalização

Resultado nos seis primeiros meses do ano foi positivo tanto para indústria quanto para rede de lojas.

Publicado em 30/08/2022 às 10:50

(Foto: Divulgação)

Com a retomada do mercado, o segmento de Moda conseguiu responder de forma rápida e teve um importante crescimento em 2022. Seguindo o bom momento, no primeiro semestre do ano, a Calçados Bibi registrou um crescimento de 53% na rede de lojas, considerando as nacionais e internacionais, em relação ao mesmo período de 2021. Já o Grupo Bibi, que inclui a atuação das indústrias, localizadas em Parobé (RS) e Cruz das Almas (BA) para o atendimento das franquias, dos canais multimarcas e das exportações para mais de 70 países teve um incremento de 56% no faturamento dos seis primeiros meses do ano. Para o segundo semestre, a rede visa dar continuidade ao plano de expansão via franquias, no Brasil e em países da América Latina.

Neste ano, a Bibi inaugurou seis unidades em território nacional e a primeira loja física no Chile. Até o fim do ano, são esperados mais 25 pontos de vendas, sendo 18 nacionais e sete internacionais. Entre os principais desafios de 2022, a marca enfrentou a inflação e teve que adequar o atendimento das indústrias para atender com qualidade e rapidez a alta demanda enfrentada no primeiro semestre. Por meio de investimentos em infraestrutura, na contratação de profissionais e capacitações realizadas nos primeiros meses do ano, foi possível suprir esta demanda.

“Moda foi um dos setores que enfrentou um grande desafio em 2020 e no primeiro semestre do ano passado, fazendo com que as empresas tivessem que se reinventar e inovar em um cenário de estímulo ao ficar em casa e que, consequentemente, diminuiu a demanda por itens como roupas e calçados. Mas sabemos que, naturalmente, este setor é dinâmico e flexível, dando oportunidades para que possamos trabalhar com diferentes estações e mudanças de comportamento. Neste caso, como estávamos bem adiantados com os projetos de transformação digital, isso auxiliou de forma efetiva no atendimento ao consumidor por canais diferentes, proporcionando praticidade, conforto e toda a segurança necessária para o momento”, revela a presidente da empresa, Andrea Kohlrausch.

Alguns fatores contribuíram de forma efetiva para o crescimento da Bibi em 2022. A assertividade da coleção e o planejamento comercial são bons exemplos. Tudo isso, foi estimulado por meio do lançamento de produtos inovadores como o Bibi Para Todos, criado para incluir ainda mais crianças nas brincadeiras e facilitar o calce dos pequenos que precisam usar órtese, o Bibi Lumi, que brilha no escuro e promove brincadeiras lúdicas para as crianças, além do Multiway, uma releitura do 2way que oferece três opções de uso em apenas um calçado, podendo ser usado como uma meia antiderrapante, sandália ou tênis, trazendo versatilidade e praticidade para os pais e os pequenos, em diferentes ocasiões. Outra novidade da marca criada para dias mais quentes do ano, foi a linha Bibi Sun, que apresenta um novo nicho de produtos, os chinelos, como opções versáteis, confortáveis e atemporais.

Além disso, marca realizou o lançamento de um projeto que visa a capacitação dos times dos pontos de vendas brasileiros, chamado “Atendimento Fantástico”, reconhecendo mensalmente os melhores cases da rede. Houve também investimentos no parque fabril para novas categorias de produtos e ampliação da planta, gerando a possibilidade da contratação de mais colaboradores para a indústria. Tais novidades começam a entrar no mercado no segundo semestre, visando atender a demanda esperada para o período em questão. A Calçados Bibi também lançou o 4º Relatório de Sustentabilidade, no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho. No material apresenta as ações de sustentabilidade realizadas nos anos de 2019, 2020 e 2021. Na publicação é possível verificar os principais indicadores de desempenho da organização nas áreas econômica, social e ambiental, bem como a estrutura organizacional e os projetos estratégicos da marca com relação à preservação de recursos naturais. A quarta edição contempla as atividades realizadas na matriz, em Parobé (RS), e na filial situada em Cruz das Almas (BA).

“Até o fim do ano, temos como foco a expansão da rede para diferentes regiões, além de trabalhar estratégias para aumentar a eficiência da nossa rede de lojas, mantendo o bom ritmo de crescimento que conquistamos até o momento. Diante disso, estamos com novas franquias programadas para serem implantadas em diferentes regiões brasileiras e países da América Latina. Na parte das vendas, trabalhamos sempre com base em diferentes coleções que são apresentadas ao público duas vezes por ano. Por isso, temos novos calçados e tendências em nossas indústrias todo semestre, além de lançamentos de cápsulas pontuais. Com a expansão fabril que colocamos em prática, o desafio é melhorarmos nossa eficiência e produtividade interna, dando mais agilidade ao atendimento das demandas. Vale lembrar que todos os nossos calçados são produzidos com materiais não tóxicos, pensados para cada fase do desenvolvimento infantil, contribuindo para que cresçam de forma saudável e feliz”, explica Kohlrausch.

Com mais de 70 anos no mercado, a Bibi ingressou no Franchising em 2007 e hoje conta com dois modelos de negócios, sendo o formato padrão com investimento a partir de R$ 580 mil, voltado para ser implantado em shopping centers de capitais e grandes metrópoles, e o Light, com o custo inicial de R$ 450 mil, indicado para cidades menores. Seguindo as diretrizes do propósito que visa levar o bem, um passinho por vez, a rede produz anualmente mais de 2 milhões de pares de calçados, que são vendidos nas 150 lojas da marca no Brasil e no exterior, no canal de e-commerce, em 3,5 mil multimarcas brasileiras e em mais de 70 países, via exportação.

Sobre a Calçados Bibi

Promover o desenvolvimento natural e saudável para o público de 0 a 9 anos é uma das premissas básicas da Calçados Bibi. A marca é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos. Conquistou reconhecimento do setor a partir do desenvolvimento dos calçados atóxicos, fisiológicos e da tecnologia da exclusiva palmilha Fisioflex Bibi, que proporciona a sensação de andar descalço. Com o propósito de fazer o bem para gerar boas lembranças, a Bibi, fundada em 1949 e referência no mercado de calçados infantis, visa o incentivo às práticas sustentáveis, o estímulo ao desenvolvimento saudável das gerações futuras, e o cumprimento das suas responsabilidades sociais para a construção de um mundo melhor. Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz mais de 2 milhões de pares ao ano. Presente em mais de 70 países nos cinco continentes, no Brasil está em mais de 3.500 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 150 lojas. A empresa é a primeira calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico e Social.

Fonte:

Deixe seu comentário