Portal da Cidade Igrejinha

CULTURA

Traje de Passeio das Soberanas da 32ª Oktober de Igrejinha, trás alegria e força

A rainha Jéssica Bischoff e as princesas Nathália Kinast e Natália Dier, da 32ª Oktoberfest, divulgam a festa exibindo um belo traje de passeio.

Publicado em 16/05/2019 às 21:50

Traje de Passeio carrega energia do voluntariado (Foto: Juliano Arnold )

Soberanas da 32ª Oktober de Igrejinha divulgam a festa em diversos eventos do RS (Foto: Juliano Arnold )

A rainha Jéssica Bischoff e as princesas Nathália Kinast e Natália Dier, da 32ª Oktoberfest de Igrejinha, divulgam a edição de 2019 da festa exibindo um traje de passeio com referências que unem história e memórias. Conceitos  remetendo aos festejos de kerb, à alegria e à força do voluntariado, à beleza das flores e ao calor dos visitantes nortearam o trabalho da estilista igrejinhense Sônia Maria Kaefer, do atelier Sônia Moden Haus – expressão em alemão que significa casa da moda.

A inspiração da modista partiu de referências dadas por integrantes da diretoria e da comissão de cultura da festa ainda no final de 2018, como os bordados feitos nas roupas usadas em datas festivas. “Tenho muito na lembrança a imagem das minhas avós bordando ou crochetando trajes para ocasiões especiais. Foi em detalhes assim que sugerimos a busca de inspiração para os trajes, algo que remetesse aos antepassados”, conta Priscila Reinheimer, esposa do presidente da 32ª edição, Ezequiel Stein.

Confeccionando trajes típicos desde a primeira Oktober de Igrejinha, em 1988, Sônia desenvolveu o modelo com base em pesquisas históricas. “Usamos tons que respeitam as cores da inspiração Hünsrick, que são sóbrias, mas vibrantes, capazes de carregar a energia do voluntariado”, destaca a estilista. Sônia acrescenta que o processo de produção contou com o apoio de toda a equipe do seu atelier.

A história é contada por ricos e exclusivos bordados, que estão presentes em cada detalhe do traje, no corpo, nas mangas e no avental. O corpo do vestido, em rosa antigo, vem com adereços em renda brocada, galardão, fitas de cetim e correntes com pingentes. As saias são em tafetá bordô, com detalhes feitos manualmente. As blusas são de chifon cristal, com detalhes de renda - que lembram crochê. Os aventais são em cetim cristal preto com bordados exclusivos de edelweiss – flor que é símbolo do amor eterno na Alemanha e da festa “De todos para todos” - e flores que anunciam a primavera, estação em que acontece a Oktober. Os casacos são de lã preta, com detalhes bordados que ficam em sintonia com os aventais e representam o calor dos visitantes.

“Fiquei admirada com a história por trás de cada detalhe, além de lindo nosso traje é repleto de cultura, um verdadeiro traje típico, que nos leva de volta às nossas origens”, destaca a rainha Jéssica Bischoff. Para a princesa Nathália Kinast, “os trajes são maravilhosos, possuem traços simples com toques de nobreza, como os dos imigrantes que colonizaram nossa região, é um resgate de nossas origens”. A princesa Natália Dier salienta os detalhes, “cada um tem significado, o que o torna mais especial ainda! Todas as pessoas elogiam muito, principalmente por ter sido confeccionado na nossa cidade”.

Sobre a Oktoberfest de Igrejinha

Desde 1988 a comunidade de Igrejinha, cidade localizada a 90 quilômetros da capital Porto Alegre, realiza sua Oktoberfest. Três mil voluntários, da cidade e região, trabalham para celebrar a cultura germânica através de shows musicais, gastronomia tradicional, produtos coloniais, chope, jogos germânicos, mostras culturais, desfiles e bandinhas típicas. Em 2019, a festa realiza sua 32ª edição, de 18 a 27 de outubro, no Parque de Eventos Almiro Grings. Informações em www.oktoberfest.org.br.


Fonte:

Deixe seu comentário