Portal da Cidade Igrejinha

Sarau com café: consumo consciente e boa música marcaram aniversário do encontro literário

Publicado em 29/07/2016 às 04:03

O texto nada mais é do que a simples tessitura das palavras. Há 13 anos um grupo de amigos começou a tecer o fomento e valorização da leitura na região, a ideia expandiu e o apoio aos talentos literários locais contribui também para o amadurecimento cultural da cidade.

A fria noite de quinta-feira,28, reuniu mais de 60 pessoas no Café Bistrô Doce Delícia, em clima bastante descontraído e musical entre um café ou uma taça de vinho, prosa e verso tiveram interpretações cênicas na mesa de leituras do sarau organizado por Roseli Santos, Januário Marques de Souza, Ilana Lehn, Rafael Tourinho Raymundo, Taína Lauck e Gustavo Linden Albert.

“O Sarau 13 anos, foi momento de festa e principalmente de atingirmos caminho para a maturidade, a partir desse momento o sarau caminha sozinho, agora ele é sujeito” analisa Roseli Santos, jornalista, escritora e agitadora cultural de Taquara.

A teia regional de leitura tecida pelo sarau une diferentes propostas e novas perspectivas. Nesse sentido, em 13 anos fomentando novas formas de convivência social participaram da edição o projeto profissional e pessoal das graduandas em Moda, Berta Wilbert e Iara Sander, Amuleto de Pano, de Igrejinha.

As duas falaram sobre a importância de reduzir o consumo massivo de roupas, sobre praticar a consciência na hora da compra quanto a redução de impacto negativo. “33% dos recursos naturais do planeta foram utilizados apenas em 30 anos, nós precisamos apresentar alternativas, ter uma atitude diferente, cada um faz sua parte para isso’ justificou Iara Sander.

Tanto as peças da Amuleto de Pano quanto as do Brechó 1900 e Guaraná de Rolha estavam disponíveis para compra e apreciação dos presentes. Keidi Cn, do Brechó Mil Novecentos e Guaraná de Rolha, de Parobé, contou um pouco mais sobre com proposta única: os anos 90, a produção e customização própria, alternando o visual underground ao charme. “Faço tudo, desde a seleção das peças ao envio pelo correio, junto com a roupa escrevo uma carta como se fosse a própria calça, ou camisa falando sobre as características e história da peça" conta Keidi Cn, publicitária criadora do brechó. 

Graça, emoção, análise sintática, música, baterista tocando sentado no sofá, provocação, calor lá dentro e  frio lá fora. O Sarau 13 anos deixa claro que “nossa postura social está mudando, é sempre bom ouvir pessoas falando daquilo que elas entendem e por isso contribuem para uma construção mais crítica de pensamento” falou Duda Rocha, cantora, incentivadora da expressão artística e participante do sarau. 

Fonte:

Deixe seu comentário