Portal da Cidade Igrejinha

TAQUARA

Projeto Feira Literária e Cultural de Taquara 2019 receberá R$ 125 mil reais

Taquara foi o único município do estado do RS a ser contemplado dentro das vagas na categoria inscrita

Publicado em 25/10/2018 às 02:28
Atualizado em

Representantes da Diretoria de Cultura, Regina Valentini e Iana Kleinkauf, apresentam ornamentações da Feira do Livro 2018 (Foto: Magda Rabie/PMT)

Mesmo com a organização da Feira do Livro de Taquara deste ano em andamento, a Diretoria de Cultura, o Serviço Social do Comércio (SESC) e demais parceiros, já iniciaram as tratativas para a Feira do Livro 2019. A fim de angariar recursos, sempre escassos ao Poder Público Municipal, foi inscrito projeto referente à Feira Literária e Cultural Municipal de Taquara 2019, no Edital de Seleção Pública nº 01, do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLB), Secretaria da Economia Criativa (SEC) e Ministério da Cultura (MINC), referente ao Edital Feiras Literárias. A Diretoria de Cultura informou na manhã, desta quinta-feira, 25, a homologação do projeto contemplado com o valor de R$ 125.000,00 para a Feira do Livro a ser promovida no ano que vem, no Município, tendo como proponente a Associação Amigos do Livro.

O diretor de Cultura, Paulo Antônio Wagner de Oliveira, destaca que é a primeira vez que uma Organização da Sociedade Civil receberá recursos financeiros do Programa Cultural 2027: Promoção e Fomento à Cultura Brasileira, oriundo do Fundo Nacional de Cultura – FNC. “É com muita satisfação que informamos que o projeto da Feira Literária inscrita no Edital do Minc foi contemplado, e, já teve homologação final no Diário Oficial da União para o ano de 2019. Taquara foi o único município do estado do RS a ser contemplado dentro das vagas na categoria inscrita”, menciona Wagner.

O projeto foi elaborado pela Associação Amigos do Livro, Prefeitura Municipal de Taquara, Serviço Social do Comércio – SESC e pelos produtores culturais Vanessa Sanches e Zé do Belo. O valor será repassado ainda este ano (em conta exclusiva) para execução da Feira ano que vem. “A Feira de 2019 será realizada pela Amigos do Livro, Prefeitura e Sesc, assim como está sendo promovida esse ano”, menciona Paulo Wagner.

FEIRA DO LIVRO 2018 – Com a temática “Circo”, este ano, a Feira do Livro de Taquara será promovida de 22 a 24 de novembro. O evento é uma parceria entre a Administração Municipal, o Serviço Social do Comércio (Sesc/Taquara) e a Associação Amigos do Livro, e ocorre na Rua Coberta, com programação durante todo o dia. Haverá contação de histórias musicalizadas, com Valquíria Cardoso (Teatro Ateliê); espetáculo teatral “Os Bardos de Erin”; show musical e bate-papo com o Bando Celta, sobre o livro “Os Bardos de Erin”; espetáculo circense “Circolando Por Aí”; bate-papo com o escritor Richard Serraria; performances circenses; apresentações de escolas; da academia Andanças; da ONG Vida Breve; da Fantástica Orquestra Mirabolante; apresentação teatral “Renascer do Cangaço”, do grupo Cheiro de Chuva e o Sarau com Café. Durante todo o dia haverá oficinas de circo, apresentação de perna de pau, pintura de rosto, escultura em balões e intervenções artísticas. Todo o evento é gratuito exceto a apresentação do espetáculo “No Natal Daquele Ano”, do grupo Tholl, que ocorrerá no dia 24 de outubro, às 20h, no Centro de Eventos da Faccat.

Fonte:

Deixe seu comentário