Portal da Cidade Igrejinha

CULTURA

Porto Alegre ganha novo espaço cultural: Casa Memória e Cultura Unimed Federação

Espaço recebe exposições temporárias e mostra permanente com a história do cooperativismo médico.

Publicado em 20/06/2019 às 02:35

Porto Alegre ganha novo espaço cultural: Casa Memória e Cultura Unimed Federação/RS. (Foto: Claudenir Munhoz)

A capital gaúcha tem um novo endereço cultural, o número 263 da rua Santa Terezinha, no bairro Farroupilha. É nele que a Unimed Federação/RS inaugura, dia 25 de junho – em cerimônia para colaboradores -, a Casa Memória e Cultura. A data escolhida também marca o 47º aniversário da Federação. A visitação para público acontece a partir do dia 26 (quarta-feira).

Construída nos anos 30, e tombada pela Equipe do Patrimônio Artístico e Histórico do Município de Porto Alegre (EPAHC), a residência foi transformada com a proposta de preservar, manter e difundir a história do cooperativismo médico. A obra, que durou seis meses, obedeceu aos parâmetros próprios para restauração, e foi assinada pelo arquiteto Walter Schindel. 

Além da exposição permanente sobre cooperativismo médico, que ocupa as salas do térreo, a Casa Memória e Cultura tem no segundo pavimento: sala multifuncional, espaço para exposições temporárias, palestras, oficinas e ações educativas. Conforme o supervisor do Núcleo Memória e Cultura Unimed Federação/RS, Everton Quevedo, a ideia do espaço é capitanear ações culturais voltadas aos colaboradores e à comunidade, “a primeira mostra convidada é assinada pelo médico e artista plástico Paulo Favalli, ‘Homo Machina nos 500 anos pós Leonardo da Vinci’, uma homenagem aos 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci, celebrados em 2019”. 

Nilson Luiz May, presidente da Unimed Federação/RS, destaca que, com a abertura da Casa Memória e Cultura, o Sistema vive uma nova etapa. “Estamos fortalecendo e valorizando nossa história. Realizamos um processo de pesquisa que exigiu esforço grandioso que resultou na nossa exposição permanente do cooperativismo médico, com documentos, registros, atas e fotos, catalogados de acordo com os processos mais atuais de arquivamento físico e eletrônico. A proposta é que se seja um espaço vivo para memória e para pesquisa”, explica May. 

Casa Memória e Cultura Unimed Federação/RS 

  • Rua Santa Terezinha, 263 - Bairro Farroupilha
  • Visitas mediadas: 12h às 18h - segunda a sexta-feira
  • Horário de pesquisa: mediante agendamento
  • Informações: 51 3395-9599 | memoria@unimedrs.coop.br

Para referência:

A Unimed Federação/RS foi criada em 25 de junho de 1972. A ideia da cooperativa médica chegou ao Estado após o sucesso da proposta do médico Edmundo Castilho, idealizador e um dos fundadores do Sistema Unimed, em 18 de dezembro de 1967, em Santos (SP).

Fonte:

Deixe seu comentário