Portal da Cidade Igrejinha

MÚSICA CLÁSSICA

Orquestra de Gramado encanta na abertura do IX Gramado in Concert

Com o auditório do Expogramado lotado, a Orquestra Sinfônica de Gramado foi regida pelo gramadense Leandro Libardi Serafim.

Publicado em 06/02/2023 às 15:45

(Foto: Rafael Cavalli / Divulgação / Ascom / PMG)

O IX Gramado in Concert deu no concerto de abertura, que foi realizado na noite de sexta-feira (3), a primeira prova de seu legado na democratização do acesso à música erudita. Com o auditório do Expogramado lotado, a Orquestra Sinfônica de Gramado foi regida pelo gramadense Leandro Libardi Serafim, que é também diretor do evento ao lado de Allan John Lino. Em formato inovador, o maestro gramadense conduziu a Orquestra de Gramado com entusiasmo e leveza que encantaram o público. Ao final, os músicos foram aplaudidos em pé. Com 350 alunos de nove países, o festival continua até o próximo sábado (11).

Em breve solenidade, a abertura foi marcada por discursos de valorização da cultura e da arte. O diretor do IX Gramado in Concert, Leandro Serafim, destaca que a programação é inteiramente gratuita para a comunidade e os turistas. “O evento cumpre seu papel de democratização da música de qualidade. Chegamos a nona edição planejando a décima”, afirma Serafim.

Para a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, a abertura da nona edição é extremamente feliz para a cultura nacional. Após dois anos com programações parciais, o festival volta a promover o Concurso de Composição e o Concurso Jovens Solistas. Rosa enfatiza que o evento é um espaço não apenas de qualificação, mas de criação musical. “Nós, que gostamos da arte e da cultura, entendemos que o Gramado in Concert promove total democratização da música”, frisa Rosa Helena.

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, destaca que a cidade respira e valoriza a cultura. “Respiramos cultura diariamente. Junto com o turismo, a cultura fez de Gramado um dos destinos mais desejados do nosso Brasil. O Gramado in Concert vem para abrilhantar tudo isso, provocando que muitos talentos sejam aflorados”, destaca Tissot.

FANFARRA

Após os discursos, a Orquestra Sinfônica de Gramado brilhou sob a regência de Serafim. O concerto de abertura marcou a estreia da obra “Fanfarra Gramado in Concert”. Composta por Dimitri Cervo, a música abriu a programação do concerto. Após a obra impactar o público, Serafim anunciou que a composição foi doada para Gramado e passa a ser o tema do evento. O trabalho foi entregue pelo compositor para a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk. O concerto também contou com obras de compositores como Ludwig van Beethoven, Alberto Nepomuceno e Howard Shore. O concerto teve participação dos solistas Daniel Castilhos, Daniel Wolff e da norte-americana Nicole Esposito.

DA BANDA MARCIAL A REGÊNCIA

Leandro Libardi Serafim começou sua trajetória na música na Banda Marcial da Escola Municipal Senador Salgado Filho, que fica no bairro Piratini, em Gramado. O gosto pela música despertado no colégio levou Serafim a buscar qualificação. Concluiu o curso técnico em Música com Habilitação em Trompete pela EST, de São Leopoldo. Com dedicação, alcançou a licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também é mestre em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Educação, no Eixo de Música, pela Universidade Federal do Ceará e em Música na Université Laval, no Canadá.

Atualmente, é professor de sopros/metais da Universidade Federal do Ceará (UFC), maestro da Orquestra Sinfônica da UFC e da Banda Sinfônica da UFC, professor do Curso de Licenciatura em Música EAD da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, maestro membro da Federação Eurochestries, pesquisador membro do grupo Pesquisamus.

O IX Gramado in Concert tem copatrocínio da Corsan – Evoluir nos Define. Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas. Apoio institucional: Eurochestries. Hotel oficial: Laghetto Hotéis. Transporte oficial: Turistur Turismo. Colaboração: Vita Boulevard e Adylnet. Agente cultural: AM Produções. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado, com realização da Gramadotur, Funarte - Prêmio Funarte Festivais de Música 2022 e Ministério da Cultura Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.


Fonte:

Deixe seu comentário