Portal da Cidade Igrejinha

PORTO ALEGRE

Nossa Senhora dos Navegantes

Missas, caminhadas e procissão fluvial marcam homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Alegre

Publicado em 02/02/2018 às 06:43

Procissão fluvial no Guaiba fez parte das homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes (Foto: Sandro Barzi/Arquivo Pessoal)

Uma das maiores celebrações no feriado de Nossa Senhora dos Navegantes acontece em Porto Alegre, com a procissão, que começou a partir das 8h desta sexta-feira (2), após celebração da missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro da Capital. Cerca de 100 mil pessoas devem participar da caminhada segundo estimativa da Brigada Militar.

As missas em celebração à santa já ocorreram desde a noite de quinta-feira (1) na igreja. A celebração começou às 19h.
Na manhã de hoje a Igreja Nossa Senhora do Rosário estava lotada para a primeira missa do dia, e a concentração de fiéis em frente à igreja antes da procissão fechava a rua Vigário José Inácio.

Pela manhã a procissão vai até a Zona Norte de Porto Alegre, no Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, onde acontece uma missa campal, seguida de festa e homenagens à santa. A tradição se repete há mais de 100 anos, sempre reunindo uma multidão.

Por conta da celebração, o trânsito foi alterado, provocando ainda mudanças nas linhas de ônibus e lotação. Também será realizada a procissão fluvial com a participação de remadores, representantes de clubes náuticos, pescadores e moradores das ilhas. As embarcações partiram da Ilha da Pintada, às 9h, pelas águas do Guaíba. Ao longo do trajeto, dezenas de embarcações se juntam ao barco que faz o transporte da imagem.

Fonte:

Deixe seu comentário