Portal da Cidade Igrejinha

CULTURA EM EXTINÇÃO

Lançamento do Origens do Carnaval de Taquara será em live neste sábado (15)

Apresentação da pesquisa, com informações históricas e descobertas de oito décadas de carnaval de Taquara, integra o Dia Estadual do Patrimônio Cultural.

Publicado em 12/08/2020 às 01:40
Atualizado em

Carnaval de Rua de Taquara (Foto: Acervo do Curso de História da FACCAT)

O resultado de dez meses de pesquisas fotográficas e outros seis de pesquisas orais do Origens do Carnaval de Taquara começa a ser apresentado ao público neste sábado, 15 de agosto, às 18h em uma live na página do projeto no Facebook - facebook.com/origensdocarnaval.

A coleta de dados partiu de registros realizado por Edianie Azevedo Bardoni após conversas em família onde buscou reunir informações sobre o salão de sua avó, o Flor do Sul, mais conhecido como Salão da Dona Palmira. Somado aos registros, a curiosidade dos integrantes e pesquisadores, Jéssica Ramos e Júlio Bartzen, o Coletivo Pró-Cidadania buscou recuperar os últimos 80 anos do Carnaval taquarense e como essa festividade cultural, do folclore popular, foi capaz de movimentar setores importantes como a economia, turismo e desenvolvimento social da cidade. Com isso a pesquisa do Origens do Carnaval de Taquara tenta entender os motivos de hoje essa festa, que durante décadas foi o principal acontecimento cultural de Taquara, estar quase extinta.

Além de dados históricos, a live vai apresentar curiosidades do trabalho de pesquisa, como a descoberta que o avô materno do proponente do projeto, o carnavalesco Zé Lopes, foi presidente do primeiro clube racial para afrodescentes de Taquara, o Salão dos Morenos. Ou ainda relatos, como o de uma costureira, que fazia fantasias de luxo para os blocos do Clube Comercial, que viu uma cliente vender o carro para custear a fantasia daquele ano; e a confecção de fantasias que pesavam mais de 30 quilos, em função das pedrarias bordadas e aplicadas.

Participam da live de lançamento Origens do Carnaval de Taquara os pesquisadores Júlio Bartzen, Jéssica Ramos e Edianie Azevedo Bardoni, a coordenadora do curso de História da Faccat, Andrea Helena Petry Rahmeier, os produtores Vanessa e Maurício Sanches, o carnavalesco Cristiano Oliveira, e o vice-prefeito de Taquara, Hélio Cardoso Neto. O grupo de pesquisa planeja novas lives, com a participação de convidados. O calendário está sendo definido e será anunciado em breve.

Após a live, toda a pesquisa Origens do Carnaval de Taquara estará disponível para consulta nos sites: coletivoprocidadania.org, taquara.rs.gov.br e faccat.br.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E TEXTUAL

A exposição fotográfica e textual prevista na origem do projeto será realizada após o distanciamento social em função da pandemia do novo coronavírus. O primeiro lugar a recebê-la será o Hall do Centro de Eventos da Faccat, instituição que foi parceira do Coletivo Pró-Cidadania no desenvolvimento do trabalho e apuração de dados.

O Projeto Origens do Carnaval de Taquara acontece através do Edital Folclore/2018 do FAC – Pró-Cultura da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, apoio do Coletivo Pró-Cidadania, FACCAT e Assesso Contabilidade.


Fonte:

Deixe seu comentário