Portal da Cidade Igrejinha

Doação

Grupo Educacional Censupeg entrega ferramenta tecnológica à Valquiria Sohne

Professora Valquiria Sohne sofreu um AVE em 2011 e equipamento trará melhorias para a sua comunicação, feita através dos olhos

Publicado em 01/05/2018 às 02:17

(Foto: Divulgação)

O Grupo Educacional Censupeg realizará no dia 03 de maio, às 10 horas, a entrega de uma ferramenta tecnológica de comunicação para Valquíria Sohne, hoje com 42 anos que sofreu um AVE-Acidente Vascular Encefálico 6 dias após o parto de seu filho, onde perdeu todos os movimentos e a fala. Desde lá, há 6 anos, a única forma de comunicação da Valquíria é através dos olhos. Assim, esta ferramenta para comunicação desenvolvida pelo Grupo Educacional Censupeg mudará a sua vida para sempre, contribuindo para a realização de seu sonho que é a de tornar-se uma escritora. Na ocasião haverá, também, o pré-lançamento do primeiro livro da Valquíria, escrito a partir de muitos “piscares de olhos”.

Valquíria Sohne, moradora de Igrejinha/RS de 42 anos, perdeu todos os movimentos do seu corpo e fala após sofrer um AVE há 6 anos atrás, ocorrido 6 dias após o parto do seu filho. Apesar da gravidade do seu estado de saúde e considerada com poucas chances de vida, algo raro aconteceu, as funções cognitivas do seu cérebro ficaram preservadas, ou seja, diferente da maioria dos casos, não houve perda de memória ou disfunções relacionadas à capacidade de compreensão, concentração e raciocínio lógico.

Atualmente a Valquíria se encontra acamada e se comunica apenas através do piscar dos olhos, em um processo de comunicação lento e dependente de auxiliares feito através da confirmação alfabética. Além das funções cognitivas algo muito importante também foi preservado:  sua capacidade de sonhar. E eis que nasce o sonho de escrever um livro, sob a sua nova ótica de ver o mundo.

O Diretor-Presidente do Grupo Educacional Censupeg, Sandro Albano, ao saber do caso a partir de um projeto desenvolvido por uma aluna durante o estágio de pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica do Censupeg, se comoveu e decidiu apoiar a Valquíria a partir dos estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa da sede da faculdade, que fica no estado do Rio de Janeiro, além de patrocinar a publicação do livro.

Através do Caio, aluno do curso livre de Neurociências da Faculdade Censupeg, foi desenvolvido um aplicativo para notebook capaz de identificar o clique do mouse por meio do piscar de olhos. O aparelho foi testado e validado pelo grupo de pesquisas e a sua entrega será feita pelo Grupo Educacional Censupeg no dia 03 de maio, às 10 horas. Será um momento de muita emoção para todos os envolvidos. Esta mesma ocasião será considerada um pré-lançamento do livro que ela escreveu apenas piscando os seus olhos.

  

Fonte:

Deixe seu comentário