Portal da Cidade Igrejinha

24, 25 E 26 DE MARÇO

Gastronomia é destaque em programação de Festival em Igrejinha

Um final de semana para celebrar a cerveja artesanal de qualidade, a boa música e uma gastronomia diferenciada.

Publicado em 17/03/2023 às 13:45

(Foto: Divulgação)

Um final de semana para celebrar a cerveja artesanal de qualidade, a boa música e uma gastronomia diferenciada. Essa é a proposta do 3º Festival de Cerveja Artesanal e o 4º Festival Gastronômico e Cultural de Igrejinha que acontecerá no Parque de Eventos Almiro Grings entre os dias 24, 25 e 26 de março. O evento é promovido através de uma parceria entre a Associação dos Cervejeiros Artesanais de Igrejinha (ACERVAI) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Igrejinha e Três Coroas (CDL), sendo esta a responsável pela parte de gastronomia no Festival

Neste ano, serão 11 restaurantes localizados em Igrejinha, associados da entidade, que estarão oferecendo pratos desenvolvidos especialmente para o Festival. O evento reunirá 20 cervejarias artesanais, servindo variados estilos, e terá 15 atrações musicais distribuídas nos três dias.

Responsável por uma empresa de gastronomia para eventos, Rodrigo Fagundes já esteve no Festival em outras edições junto com a Stier preparando lanche. Neste ano, pela primeira vez, ele estará participando com o seu nome no formato de restaurante e preparou dois pratos para o público: Steak chorizo na brasa (bife de contra filé de 250gr grelhado na parrilla, acompanha batatas ao muro cobertas com creme de nata e queijo gorgonzola finalizados com bacon tostado) e Matambrito suíno na brasa (Matambrito suíno de 250gr com raspas de limão siciliano, acompanhado de batatas ao muro cobertas com creme de nata e queijo gorgonzola finalizados com bacon tostado). "É um grande compromisso, responsabilidade e desafio. Criei os dois pratos para atender a necessidade do público do evento, mais leve e que vai saciar, e que combine com cervejas. Como é uma proposta de restaurante, não posso deixar a desejar. Uma proposta é com carne bovina e outra suína, com os acompanhamentos, leve como as batatas e que ganham a crocância do bacon. Serão a combinação perfeita para degustar com as cervejas que estarão no evento."

A Stier Bier estará presente como operação de alimentação e também como cervejaria. “Nossa presença vai além das intenções institucionais e comerciais inerentes ao evento, sabemos que como uma das cervejarias fundadoras da Acervai e do próprio festival, temos papel de fomento cultural cervejeiro e de apoio irrestrito a esta mesma cena local”, justifica o sommelier Juliano Ugowski. Para este ano, a Stier levará ao Festival o “Touro Bebaço”, um baguete acrescentado de malte pilsen, recheado com maionese de bacon, tomate confit e ervas finas, com carne de panela bovina, com redução de cerveja (Red Ale). O pão traz a crocância e o sabor base dos grãos frescos, na companhia cremosa e confortável da maionese de bacon, com equilíbrio de acidez proporcionada pelo tomate confit, finalizada com as ervas finas. Toda esta estrutura de sabores como moldura para a estrela do prato, a carne de panela na cerveja, com sua espetacular textura desfiada, aprimorada pelo processo de redução e caramelização de Red Ale. “Este ano buscamos inspiração em uma parte da cultura cervejeira conhecida como “cuisine de la bierre”, que basicamente se trata de não somente usar a cerveja como produto pronto acrescentado ao prato, como também a utilização de insumos cervejeiros em sua composição”, explica.

O 3º Festival de Cerveja Artesanal e o 4º Festival Gastronômico e Cultural é promovido pela Acervai (Associação dos Cervejeiros Artesanais de Igrejinha) e pela CDL de Igrejinha e Três Coroas, com patrocínio de Usaflex, Sicoob, Irmãos Kunst, Agrária Malte, Celeiro, Ticket Mais, Bar Fácil, Clube do Assinante RBS, Hotel Ibis e apoio da Prefeitura de Igrejinha, através da Secretaria de Turismo e Cultura, e do Sebrae.

Cardápio do Festival Gastronômico

A la Minute – Waffle de Linguiça

Massa de Waffle, coberta com requeijão, queijo muçarela, linguiça mista, farofa e tempero especial.

Bahnove

Pão Brioche, molho tasty, picles, cebola, cubos, queijo cheddar, hambúrguer. Opcional com hambúrguer: brocolis, chimeji e ervilha.

Bar da Stier – Touro Bebaço

Baguete de Malte, carne de panela com redução de cerveja, maionese de bacon, rúcula, tomate confit com ervas finas.

Bistrô da Pati – Sticks de Frango

Sticks de Frango acompanhado de molho de alho.

Casa do Pastel - Pastéis Salgados

Pastel de massa caseira, recheio de carne mista com catupiry, barbecue, páprica doce e cebola roxa e frango com catupiry.

KKB

Cuca com linguiça e molho de Cerveja RED ALE

Rodrigo Fagundes

STEAK CHORIZO NA BRASA: Bife de Contra Filé 250gr grelhado na parrilla, acompanha batatas ao muro cobertas com creme de nata e queijo gorgonzola finalizados com bacon tostado.

MATAMBRITO SUÍNO NA BRASA: Matambrito suíno 250gr com raspas de limão Siciliano, acompanha batatas ao muro cobertas com creme de nata e queijo gorgonzola finalizados com bacon tostado.

Sabor Caliente – BROWNIE STIKADINHO

Brownie com Stikadinho e calda de cerveja, acompanhado com sorvete de baunilha.

Tribus

Bolinho de macaxeira e bacon recheado com queijo. Opção sem carne

Xis do Vini – XisCeva

Pão de xis, maionese do Vini, cubos de carne selecionada, maturado em cerveja, tomate e alface.

Wasem Bier – Gute Kartoffel

Batata frita, requeijão, carne de gado desfiada e ciboulette. Acompanha maionese. Opcional somente fritas.

Fonte:

Deixe seu comentário