Portal da Cidade Igrejinha

EM RITMO DE FESTA

Folia na Júlio resgata festividade de carnaval de rua em Taquara

Festa reuniu foliões de todas as idades, com shows musicais.

Publicado em 14/03/2023 às 08:25

Multidão prestigia a Folia na Júlio. (Foto: Cristiano Vargas / PMT)

Prefeita Sirlei recepciona o Bloco Infantil de Taquara. (Foto: Cristiano Vargas / PMT)

Folia na Júlio começou com um cortejo pela Rua Júlio de Castilhos. (Foto: Magda Rabie / PMT)

Escola de samba Mocidade Independente do Jardim do Prado tocou diversos sambas-enredo. (Foto: Magda Rabie / PMT)

Folia na Júlio começou com um cortejo pela Rua Júlio de Castilhos. (Foto: Magda Rabie / PMT)

Da esquerda para a direita: equipe da Diretoria de Cultura, rainha da diversidade do Carnaval de Porto Alegre, Natasha Voguel, prefeita Sirlei Silveira, e Rei Momo, Zezo Crippa. (Foto: Magda Rabie / PMT)

Centenas de foliões prestigiaram a festa. (Foto: Ruan Nascimento / PMT)

Grupo Arrasta Pra Cima se apresentou durante a festividade. (Foto: Ruan Nascimento / PMT)

Pagode do Exata fechou a programação da Folia na Júlio. (Foto: Ruan Nascimento / PMT)

A tarde e a noite deste domingo (13) foi de muita festa em Taquara. Foi realizada a primeira edição da Folia na Júlio, evento que deu o retorno das festividades de Carnaval no Município. A festa reuniu três apresentações musicais na Rua Júlio de Castilhos, próximo da Praça Marechal Deodoro, com a presença de um grande público. A festividade foi realizada pela Prefeitura de Taquara, Sesc-Taquara e Instituto Gaúcho Pró-Cidadania.

Nas palavras da prefeita Sirlei Silveira, a Folia na Júlio foi maravilhosa, sendo um evento prestigiado por famílias que se divertiram do início ao fim. “A festa surgiu de um desejo das nossas escolas de samba e de instituições que amam o Carnaval. Foi uma iniciativa feita a muitas mãos, e aqui proporcionamos um grande evento popular. É importante que possamos atender o desejo de todos aqueles que gostam de um tipo ou outro de festa. Trazer a Folia na Júlio foi uma ideia essencial para o nosso reconhecimento, enquanto poder público, que precisamos também cuidar do Carnaval, que é a festa mais popular e mais democrática do Brasil”, ressalta.

Além disso, a prefeita também agradeceu ao apoio das diversas entidades que estavam presentes, como a Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde, Diretoria de Trânsito, Instituto Vitória, Defesa Civil, Bloco Infantil de Taquara e Senac, além dos fornecedores de alimentos e bebidas na festa. “Fico feliz com a parceria de todos que vieram até aqui, e que ajudaram a tornar este evento possível”, completa a prefeita.

Palavras dos realizadores

A produtora cultural do Instituto Gaúcho Pró-Cidadania, Vanessa Sanches, destaca que o evento foi muito importante para consolidar o Carnaval no calendário cultural de Taquara. “Nós já tínhamos o interesse de retomar esse tipo de festa na nossa cidade. Tivemos alguns eventos anteriores, mas com pouca atenção. Fico feliz de que o poder público esteve ao nosso lado, e que tivemos uma grande Folia na Júlio”, aponta.

Já a gerente da unidade operacional do Sesc em Taquara, Fabiane Luiz Oliveira, afirma que a Folia na Júlio foi muito positiva. “Nossa intenção era fazer um evento democrático, que reunisse todos os públicos, onde todos tivessem um espaço para se divertir. Ficamos felizes que o público aderiu, e que o evento cumpriu o seu propósito”, comenta.

Seis horas de programação

Ainda durante a tarde, a Folia na Júlio começou com um cortejo, no qual o trio elétrico presente na festa percorreu a Rua Júlio de Castilhos, que nesta época também é conhecida como Passarela do Samba Emílio Guilherme Holderbaum, reproduzindo marchinhas e outras músicas de Carnaval, chamando a comunidade para prestigiar. O veículo, e os foliões, seguiram até o local das demais atrações, próximo da Praça Marechal Deodoro.

Na sequência, teve o show do grupo de pagode Arrasta Pra Cima, cantando músicas autorais e alguns sucessos do gênero. Após a apresentação, foi a vez da escola de samba Mocidade Independente do Jardim do Prado tomar a rua e o trio elétrico, tocando sambas-enredo clássicos e músicas de diversos estilos, acompanhada de uma bateria nota dez. Finalizando os trabalhos, foi a vez do show do Pagode do Exata, que agitou o público por quase duas horas.

O diretor de Cultura de Taquara, Rafael Tourinho, enfatizou que a primeira edição da Folia na Júlio superou as expectativas, com um público variado e de todas as idades. “A população abraçou a proposta familiar do evento, tanto que não houve registros de incidentes durante as festividades. Taquara estava carente de uma programação que privilegiasse o Carnaval, essa festa tão popular e tão brasileira. Nosso Município tem tradição em atividades carnavalescas, então pretendemos retomar essa identidade, e reforçá-la ainda mais nas próximas edições da Folia na Júlio”, comenta.

Presenças de destaque

Entre os foliões, houve grandes presenças na festa, como a do Rei Momo do Carnaval de Taquara, Zezo Crippa, e a da rainha da diversidade do Carnaval de Porto Alegre de 2023, e atual rainha da diversidade da escola de samba Bambas da Orgia, Natasha Voguel. Para Zezo, a retomada do Carnaval no Município foi gratificante. “Eu vivi os melhores Carnavais em Taquara. Esta festa voltar a fazer parte do calendário de eventos daqui é um sonho realizado. Só tenho a agradecer a acolhida que tive de toda a comunidade. Não tem preço ver a alegria das crianças que vieram tirar foto comigo de Rei Momo”, frisa.

Natasha completa que foi em Taquara onde iniciou sua carreira no Carnaval, desfilando na cidade quando haviam os desfiles das escolas de samba. Ela lembrou da importância de se levar a festa popular para todos os lugares. “É essencial trazer a cultura do Carnaval para o interior, proporcionando folia para quem vive na cidade e na região. A cidade me acolheu muito bem hoje. E estou feliz em estar aqui como rainha da diversidade, algo que é sempre importante em todo lugar que vamos, ainda mais no Carnaval, que é de todos e para todos”, destaca.

Participação popular

Entre o público presente, muitos vieram com sua família e amigos, e gostaram da festa realizada. Um deles foi Eder Gustavo da Silva, de 35 anos, que mora em Parobé. “Achei um evento muito legal, porque reúne o público de todas as idades. Os organizadores estão de parabéns”, aponta. Caren Dias, de 44 anos, veio de Igrejinha, e também prestigiou a Folia na Júlio. “É bem interessante ter eventos assim próximos da gente. Isso preserva a cultura do Carnaval na região”, salienta. Já a foliã Amanda Batista, de 32 anos, é moradora de Taquara, e achou maravilhosa a iniciativa. “Gosto muito do Carnaval. Foi uma novidade bacana o evento deste ano, e muito atrativa”, comenta.

Fonte:

Deixe seu comentário