Portal da Cidade Igrejinha

CELEBRAÇÃO DA SAFRA

Está aberta a temporada da “pisa” da uva na Vitivinícola Jolimont

A Jolimont tornou a pisa da uva em uma festa cultural que proporciona aos participantes alegria e conhecimento sobre os processos de vinificação.

Publicado em 12/01/2023 às 14:05

(Foto: Divulgação / Clicks da Serra)

Tradicional em época de colheita, a pisa da uva é uma forma dos produtores de vinho e de sucos celebrarem a safra. Além disso, esmagar a fruta dentro de barris com os pés descalços também se tornou uma atividade que movimenta, cada vez mais, o enoturismo no Brasil. Entre as pioneiras na fabricação de vinhos e espumantes no Rio Grande do Sul, a Jolimont tornou a pisa da uva em uma festa cultural que proporciona aos participantes alegria e conhecimento sobre os processos de vinificação. Por isso, durante 60 dias, a vitivinícola realizará e comercializará a pisa da uva.

De 13 de janeiro a 19 de março, diariamente das 9h30 às 11h30 e entre 13h30 e 16 horas, o visitante poderá praticar um método criado há 150 anos pelos imigrantes italianos, mas que ainda é adotado na fabricação da bebida. O ritual é animado por canções de época, como forma de resgatar a produção artesanal de vinho criada pelo povo italiano.

A experiência inicia com uma breve apresentação sobre a origem da pisa da uva ao som de música típica gaúcha. A programação também inclui degustação de oito rótulos especiais produzidos pela Jolimont e também passeio pelo vinhedo. O roteiro dá acesso ao mirante da vitivinícola onde a vista para os parreirais e montanhas é exuberante.

Em meio a uma plantação de 13 hectares de diferentes tipos de uvas na localidade de Morro Calçado, no interior de Canela, a Jolimont tem em sua linha de produção mais de 70 rótulos. Em 2022, a vitivinícola conquistou 30 premiações em importantes concursos e avaliações nacionais e internacionais. No mês de outubro, a empresa completará 75 anos de atuação no mercado de vinhos e espumantes.

PREÇOS E INGRESSOS

Valores: Combo Pisa + visitação Jolimont R$ 184,00 na bilheteria e R$ 164,00 antecipado pelo site

Agendamento com setor comercial (54) 99901-1420 ou (54) 99710-1375

Limite de 30 pessoas a cada 30 minutos. Os grupos serão mantidos em conjunto.

Mais informações sobre valores, horários e compra de ingressos estão disponíveis em tourduvin.com.br.


Fotos: Clicks da Serra e Rafaela Bins

Fonte:

Deixe seu comentário