Portal da Cidade Igrejinha

SENTINELA DE CORAÇÃO

Entidade tradicionalista faz projeto cultural de inclusão social em Igrejinha

Por meio da união de entidades, foi formado um grupo tradicionalista com os alunos da APAE, a fim de estimular a dança e a cultura gaúcha entre eles.

Publicado em 20/03/2021 às 21:05

(Foto: Divulgação / MTG)

Com a iniciativa de integrar a comunidade e desenvolver ações que envolvam pessoas com necessidades especiais, O CTG Sentinela da Tradição, de Igrejinha (22ªRT) realiza, desde 2018, o projeto “Sentinelas de Coração”, através de uma parceria entre o CTG e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Igrejinha. Por meio da união entre ambas as entidades, foi formado um grupo tradicionalista com os alunos da APAE, a fim de estimular a dança e a cultura gaúcha entre eles.

O projeto, que possui hoje 14 integrantes portadores de síndromes variadas, já conta com apresentações em eventos estaduais, incluindo o lançamento da Semana Farroupilha, em Porto Alegre. Em 2019, na Feira do Livro de Igrejinha, aconteceu a estreia oficial dos alunos, utilizando a pilcha gaúcha. Em um momento marcante, durante a abertura do Acampamento Farroupilha, o peão Gabriel, que além de integrante do grupo de danças também é laçador, foi convidado a dar o primeiro tiro de laço do evento. Atualmente, já existe também uma modalidade especial nos eventos do MTG, que pretende atender laçadores portadores de necessidades especiais.

Na véspera do Dia Internacional da Síndrome de Down, queremos externar nossa admiração por ações como a do CTG Sentinela da Tradição, e ainda, divulgar a importância da inclusão social no movimento. Exemplificamos, desta forma, a necessidade de integrar estes grupos para que se sintam acolhidos, pois representam, mais do que tudo, um grande amor pelas tradições. 

As atividades do projeto devem reiniciar após o término da pandemia.

Fonte:

Deixe seu comentário