Portal da Cidade Igrejinha

CULTURA

CTG O Fogão Gaúcho conquista classificação para grande final do ENART

Invernada de Taquara venceu a Inter-Regional disputada em Sapiranga.

Publicado em 22/10/2019 às 04:45

(Foto: Diuly Stephanie)

Aconteceu no último final de semana, 19 e 20, em Sapiranga, um dos eventos mais aguardados pelos tradicionalistas da região, a 3ª Inter-Regional do ENART. Foram mais de 60 entidades, de diversas cidades do Estado, que fizeram de Sapiranga o centro artístico do tradicionalismo durante os dois dias de evento. 

O município de Taquara foi representado pelo CTG O Fogão Gaúcho, que obteve bom desempenho e classificou-se para a final do ENART na modalidade Danças Tradicionais – Força B, a qual ocorrerá em novembro no município de Santa Cruz do Sul. 

O CTG O Fogão Gaúcho competiu com 10 prendas e 8 peões na Inter-Regional, apresentando uma coreografia e três danças tradicionais dirigida por Luiz Silva e Maiara Nunes. Além da classificação da invernada adulta que competiu nas danças tradicionais, o patrão Auro Sander comemorou também a classificação dos competidores Kelvin Moisés e Manuela Eltz Colissi, que representaram o Fogão Gaúcho nas categorias Chula e Intérprete Solista Vocal Feminino. 

O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha é um evento a nível estadual, considerado o maior festival de arte amadora da América Latina, descendente do MOBRAL e FEGART. A classificação para a final do ENART é a coroação de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Invernada Adulta do CTG O Fogão Gaúcho há 2 anos.

Em julho deste ano, o CTG O Fogão Gaúcho teve o projeto Manutenção das Atividades Artísticas aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura – LIC do Governo do Estado. Esse projeto conta com o apoio da Assesso Contabilidade e o patrocínio das empresas Bottero Calçados e F H Comassetto Materiais de Construção, através do financiamento do Pró-Cultura/RS - LIC e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Estado da Cultura.

O CTG O Fogão Gaúcho

Desde 1948 o CTG O Fogão Gaúcho desenvolve a cultura gaúcha tradicional através de oficinas de danças e música tradicionalistas, tendo realizado nos últimos 70 anos mais de 15.000 mil atendimentos. Realizou diversos eventos culturais no Vale do Paranhana, atuando como formador de plateia e motivador da cultura gaúcha. Atualmente, trabalha com 112 crianças, jovens e adultos em seus cursos e oficinas de dança, canto e declamação. Importante frisar que muitos alunos que passaram pelo CTG O Fogão Gaúcho hoje atuam de forma direta na difusão da cultura gaúcha, como professores, artistas e empreendedores.

Fonte:

Deixe seu comentário