Portal da Cidade Igrejinha

CULTURA

Cinesolar lota a Praça Marechal Deodoro em Taquara

Desde o início das atividades, em 2013, o Cinesolar, realizou cerca de 849 sessões com a exibição de mais de 100 filmes.

Publicado em 05/12/2018 às 04:26
Atualizado em

Comunidade prestigiou o evento na segunda-feira à noite (Foto: Magda Rabie/PMT)

Consultor da RGE, Cristiano Pires; representantes da SMECE e do Cinesolar junto ao vice-prefeito Hélio Cardoso Neto e o secretário Edmar (Foto: Magda Rabie/PMT)

Unindo arte, cinema e sustentabilidade, o Cinesolar trouxe um grande público à Praça Marechal Deodoro, na noite da segunda-feira, 3. O Cinesolar, inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia solar, apresentou uma sessão com o Especial de Natal da Turma da Mônica, “As Doze Badaladas dos Sinos de Natal” e “Véspera de Natal”; animações, dirigidas pelo cartunista Maurício de Sousa, além dos curtas brasileiros “Gente Grande”, “Procura-se” e “Um Rio”.

O momento foi prestigiado pelo vice-prefeito, Hélio Cardoso Neto; pelo secretário de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda e pelo consultor de negócios da RGE, Cristiano Pires. O vice-prefeito destacou que Taquara vive uma época de muitas atrações culturais. “Ficamos muito felizes por presenciar a participação da comunidade em eventos culturais como este, que tem a dedicação de muitas pessoas para acontecer”. Hélio lembrou das recentes programações culturais promovidas na cidade como a Feira do Livro, a apresentação do Grupo Tholl e a inauguração da Biblioteca Comunitária Ecofuturo. “Taquara tem uma diversidade cultural muito intensa, por isso estamos caminhando seguros de que vale a pena levar estes eventos a nossa comunidade”, ressalta Neto.

Um dos parceiros do Cinesolar, a ECOOAR, faz compensação voluntária de carbono plantando a cada sessão de cinema, uma árvore nas proximidades do município de Garça (SP), registrando esta árvore com o nome da cidade que recebeu o evento. Taquara terá uma árvore com seu nome, segundo relatam os organizadores do Cinesolar.

Desde o início das atividades, em 2013, o Cinesolar, realizou cerca de 849 sessões com a exibição de mais de 100 filmes, entre curtas-metragens e longas, em 325 cidades de “todo” o País, percorrendo mais de 70 mil km e chegando a 110 mil pessoas, além de 180 oficinemas, com um total de cerca de 5,5 mil participantes.

O evento é promovido através da Lei Rouanet, tem o patrocínio pela CPFL Energia, parceria Instituto CPFL, RGE, Associação Cultural Simbora, Semearte Productil, realização Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal. O apoio local é da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE).

Fonte:

Deixe seu comentário