Portal da Cidade Igrejinha

AMOR AO PRÓXIMO

Candidatas a soberanas da Oktoberfest de Igrejinha anunciam doação de sangue

Concorrentes ao título de rainha e princesas da festa se engajam em ação social organizada pela Amifest. Confira o depoimento de cada candidata!

Postado em 03/06/2020 às 15:00

Candidatas a soberanas da Oktoberfest no registro da foto coletiva realizado em uma das primeiras atividades do workshop de preparação no mês de março. (Foto: Juliano Arnold / AMIFEST)

Voluntários da socialização com alimentos arrecadados na primeira etapa da Grande Ação, iniciativa social liderada pela Oktoberfest. (Foto: Juliano Arnold / AMIFEST)

No Dia dos Namorados, em 12 de junho, as candidatas a soberanas da 33ª Oktoberfest de Igrejinha farão uma demonstração de amor ao próximo. Atendendo a um convite da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest), as candidatas se engajarão nas ações sociais que estão sendo promovidas pela entidade, realizando a doação de sangue. Elas sairão de Igrejinha às 11 horas, em um ônibus cedido pelo Hospital Bom Pastor para proceder a coleta junto ao Hemocentro, acompanhadas de integrantes da diretoria da Amifest. Retornarão em seguida, com o exemplo de mais um ato de solidariedade ao próximo em meio ao período da pandemia do novo coronavírus.

Recentemente, a Amifest lançou a "Grande Ação", iniciativa social que prevê o recolhimento de doações de alimentos, agasalhos, equipamentos de proteção individual e ainda fornece, através da Vitrine do Bem no site da Oktoberfest, espaço para divulgação de projetos inspiradores. Segundo Líege Brusius, diretora artístico-cultural da Amifest, a ação das candidatas surgiu a partir de um convite feito a todas as comissões e às pessoas que estão ligadas à Oktoberfest. "Também estendemos este convite para as candidatas e ficamos muito felizes com a adesão", conta Liege.

As próprias candidatas que decidiram realizar a doação de sangue, a partir de reuniões virtuais organizadas por elas. Alegaram que este é um projeto que simboliza exatamente aquilo que elas sentem em relação à festa, "de poder dar o sangue para que tudo possa acontecer da melhor forma possível". Ainda enfatizaram que este é um momento que exige a contribuição de todos da sociedade e nada melhor do que esta doação para representar este espírito.

Liege conta que são candidatas muito empenhadas. O Kerb das Soberanas, que representará a escolha da rainha e princesas da 33ª Oktoberfest, aconteceria no final de abril, mas foi adiado para data ainda não definida. Enquanto isso, as candidatas estão recebendo algumas atividades à distância, para que mantenham a ligação com a Oktoberfest. "A ação social também é uma forma de mobilizá-las neste momento em que não podemos avançar nos ensaios do workshop, porém mantemos todas ativas dentro da festa e das ações que estão sendo realizadas neste momento", ressaltou.

A Grande Ação

No último sábado (30/05), a Amifest deu início à "Grande Ação", com a primeira etapa do projeto arrecadando alimentos, agasalhos e equipamentos de proteção individual. Para o próximo sábado, dia 6 de junho, o convite é estendido aos três mil voluntários que organizam anualmente a Oktoberfest, para que todos efetuem a doação de leite. A arrecadação acontecerá das 14 às 16 horas, junto ao Parque Almiro Grings (Parque da Oktoberfest) e a ideia é arrecadar mais de três mil litros de leite, simbolizando a doação de cada voluntário ao próximo. Todos os cuidados sanitários, como o uso de máscara e ações de higienização, deverão ser observados no momento da arrecadação.

O que dizem as candidatas

Adriana Andréia Flesch

“A doação de sangue, nossa ação. Ela é muito importante, pois salva muitas vidas e é algo pouco falado neste momento de pandemia, algo que é usado praticamente todos os dias. Muitas pessoas só sabem o quanto é importante quando precisam. A doação de sangue é necessária para muitos casos, e com tudo isso diminuiu muito essa ação e queremos relembrar a importância que ela tem e como faz falta neste momento.”

Arielly de Farias Zorn

“Esse gesto de doar sangue, pra mim, significa muito mais do que simplesmente ir lá e doar. Acho que, de certa forma, estamos doando muito mais que sangue, mas sim, vida, para aqueles que precisam. É um gesto simples, mas, que ajuda muitas pessoas, de certa forma, a serem melhores e a ficarem melhores. Traz vidas, traz alegrias...”

Bruna de Oliveira

“Doar sangue é a possibilidade de salvar uma vida, é como ajudar alguém a realizar um sonho, é salvar o amor da vida de alguém. Este ano nosso tema é ‘Fazer o bem, faz bem’ e nos últimos dias devido à pandemia do coronavírus diminuiu ainda mais a quantidade de doações, foi quando conversamos e decidimos realizar esta ação, doar sangue, fazer o bem para alguém.”

Carine Godinho da Silva

“Para mim, o gesto de doar sangue significa fazer o bem, com um dos gestos mais bonitos de amor ao próximo, que é de retirar de nós mesmos o sangue e doar. Significa salvar vidas com nossas próprias vidas.”

Fabiane Schröer

“Com um simples gesto em um momento tão difícil de pandemia, estamos salvando vidas!”

Gabriela Andressa Jacobus

“Doar sangue é um ato de solidariedade! Sabemos que em virtude da pandemia o estoque de sangue dos hemocentros está baixo e, pensando nisso, com muito carinho, elaboramos essa ação. Através dela, podemos fazer o bem e salvar vidas! É importante que todos entendam que muitas pessoas precisam de doações de sangue e que nada pode substituí-lo.”

Jenifer Medina Spiecker

“Para mim a nossa ação é muito valida e linda, precisamos ter saúde para lutar e buscar as demais coisas na vida, e doar sangue significa isso, dar a oportunidade da vida e da saúde às pessoas que precisam.”

Maiara Leticia Farias Schwertz

“Doar é amor e reciprocidade. É um ato voluntário que fazemos sem esperar nada em troca e isso nos faz feliz. Doar transforma vidas e é uma forma de dizer ‘eu tenho esperança em um mundo melhor e igual para todos’.”

Nadine Nantal

“A doação de sangue, além de ajudar a salvar vidas, ajuda os profissionais da saúde a fazerem seu importante trabalho. Trabalho esse que estamos valorizando cada vez mais na situação atual. Por isso, doar sangue é um gesto de empatia e valorização da vida!”

Tainara Amanda Ayres

“Para mim doar sangue é um ato de amor e generosidade ao próximo, um ato que traz muita esperança a quem mais precisa. Fico muito contente e orgulhosa em fazer parte desta ação, mais uma vez a Oktoberfest nos mostrando que fazer o bem faz bem e que podemos fazer isso de várias maneiras!”

Thais Chaiane Volz Wiebling

“Quando as meninas deram a ideia de fazer a doação de sangue, pois os estoques nos hospitais estavam baixos devido à pandemia do Covid-19, achei incrível! Será minha primeira coleta, e saber que estou ajudando alguém com um gesto tão lindo e de amor ao próximo (mesmo sem saber a quem) me faz viver o lema da 33ª Oktoberfest, onde ‘Fazer o Bem, Faz bem’”

Fonte:

Receba as notícias de Igrejinha no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário