Portal da Cidade Igrejinha

CULTURAL E SOCIAL

Candidatas a soberanas da 34ª Oktoberfest de Igrejinha recebem aprendizados

Momentos de integração e conhecimentos têm sido realizados no Workshop Der Kandidatinnen.

Publicado em 17/03/2023 às 13:59

(Foto: Ramon Lopes)

(Foto: Ramon Lopes)

(Foto: Ramon Lopes)

(Foto: Ramon Lopes)

As 12 candidatas a soberanas da 34ª Oktoberfest de Igrejinha têm adquirido, ao longo dos últimos dias, uma importante bagagem cultural e social para suas vidas. Dentro do Workshop Der Kandidatinnen, as ações preparam as concorrentes aos títulos de rainha e princesas da maior festa comunitária do Brasil para o concurso, a vivência do reinado e, ainda, propicia importantes experiências.

No último domingo (12), a ação preparada pela comissão do Workshop foi o Passeio Cultural e Histórico das Candidatas, realizado em diversos pontos de Igrejinha. A iniciativa foi liderada pela professora Bianca Bazzan, que explicou detalhes de cada um dos locais visitados. Logo no início da manhã, as candidatas se encontraram para dar início ao passeio. Locais como o Rio Paranhana, a Rua da Independência, a Igreja Gabriel, a Sociedade União de Cantores (Suci), a sede do grupo da OASE (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas) foram explicados em sua história e importância para a comunidade igrejinhense e a colonização alemã.

As candidatas ainda passaram pela Praça Dona Luísa, no Centro; a sede da Prefeitura de Igrejinha, no Centro Administrativo Prefeito Lauri Auri Krause. Outro ponto turístico visitado foi a Casa de Pedra, construída há mais de 160 anos por Tristão José Monteiro, sendo a primeira casa de alvenaria da então Colônia do Mundo Novo e serviu de posto comercial e abrigo para viajantes que passavam pela região.

As belezas naturais da região também foram pontos explorados, como a Cascata da Solitária e a casa enxaimel na mesma localidade. Neste momento, houve um almoço com pratos típicos da culinária alemã. O Morro do Xaxim foi outra parada visitada pelas concorrentes. O parque preserva belas paisagens e uma vista privilegiada do município. Por fim, o passeio encerrou com um tour pelo Parque Almiro Grings, que sedia a Oktoberfest e possui como um dos seus destaques a Vila Germânica.

Antes desse passeio, as candidatas ainda tiveram nos últimos dias 4 e 5 uma imersão preparatória realizada junto ao Hotel Ibis. Na ocasião, conheceram mais detalhes do concurso e do evento que marcará a escolha das soberanas, no dia 1º de abril. E ainda participaram de oficinas preparatórias especiais, como a que abordou a relação com a imprensa, ministrada pela gerente de produção da RBS TV, Andréia Fontana. Outra atividade foi a abordagem de etiqueta e imagem pessoal, com a consultora Bruna Oliveira. As candidatas ainda conheceram um pouco mais sobre o mundo digital, em uma oficina específica com a especialista em marketing digital e integrante da coordenação de Comunicação e Marketing da Oktoberfest, Francieli Rech. O conteúdo histórico e cultural de Igrejinha foi ministrado por Juliano Müller de Oliveira, secretário municipal de Turismo e Cultura. Já o casal presidente Marcelo Luis Kunst e Ana Paula Petzinger Kunst e o casal vice-presidente Egon Wallauer e Fernanda Wallauer ministraram uma oficina em que detalharam cada aspecto relacionado à Oktoberfest.

A diretora de Cultura da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha, Liege Brusius, explica que todo o processo do Workshop é de preparação das candidatas não apenas ao concurso, mas também com ensinamentos e aprendizados que se estendem à vida. "Temos uma preocupação de qualificar todas para que possam aproveitar tudo aquilo que a gente oferece na vida delas, na profissão, no mercado de trabalho, também fora do ambiente do concurso. O segundo ponto que temos focado muito é de que, quanto melhor o grupo de candidatas, mais significativo é conseguir estar no trio das eleitas. Concorrer com um grupo forte qualifica ainda mais as escolhidas, e essa é a nossa maior preocupação, que todas cresçam juntas e que possam se aperfeiçoar e aprimorar suas habilidades. É na convivência com um grupo forte que se faz um trio de soberanas ainda mais qualificado", enfatiza.

A escolha:

A escolha das soberanas acontecerá no dia 1º de abril, um sábado, e terá como tema "Onde os sonhos acontecem". A atividade contará com espetáculo que retratará as mulheres que buscam realizar o objetivo de representar a maior festa comunitária do Brasil. E, para encerrar a noite, um baile especial. Os ingressos para o público já estão à venda diretamente com as candidatas, em Janete Bergamo Imóveis, Super Lanz, Pexinxa, Dedal Aviamentos e AMIFEST (junto ao Parque Almiro Grings) até o dia 31 de março, pelo valor promocional de R$ 20,00. No dia do evento, o ingresso custará R$ 30,00. A organização informa que não haverá estacionamento no parque.

Fonte:

Deixe seu comentário