Portal da Cidade Igrejinha

OKTOBER EM CASA

AMIFEST anuncia decisão de adiar a 33ª edição da Oktober de Igrejinha para 2022

Em outubro deste ano, será realizada mais uma edição do Oktober em Casa.

Publicado em 12/07/2021 às 08:30
Atualizado em

Casal presidente Tiago e Cheila Petry junto do casal vice-presidente Ana e Marcelo Kunst com as arrecadações lideradas por voluntários neste ano. (Foto: Juliano Arnold / AMIFEST)

Em meio à impossibilidade de realizar a Oktoberfest, voluntários da festa se unem em arrecadação de mantimentos para entidades da região. (Foto: Juliano Arnold / AMIFEST)

A esperança da vacina em 2021 reforça o sentimento de que, no próximo ano, os dias mais alegres do ano serão também de celebrar a alegria, em Igrejinha, com segurança e cuidado. Pensando na saúde de todos, a Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (AMIFEST) anuncia a decisão tomada por sua diretoria de adiar por mais um ano a 33ª edição da festividade, que será celebrada em 2022. Em outubro deste ano, dentro de todas as condições sanitárias previstas, a AMIFEST projeta a realização de mais uma edição do Oktober em Casa, evento criado no ano passado para marcar as festividades de outubro em Igrejinha, com drive-thru pelo parque e a realização de atividades de maneira online. Os detalhes serão divulgados nos próximos dias.

O presidente da AMIFEST, Tiago Itamar Petry, comenta que decidir sobre o adiamento de uma festa com 32 edições ininterruptas não foi e não é fácil. "Decisão está avaliada e tomada por toda a diretoria e com o aval do conselho consultivo da AMIFEST. Na função de presidente, o intuito não é apenas de realizar uma festa para a comunidade, mas ter também a preocupação com a saúde e o bem estar de todo o público e de todos os voluntários que, ao longo da história, fizeram e fazem a festa acontecer, e a AMIFEST tem total respeito por todas estas pessoas", sublinha Tiago, acrescentando que a entidade é responsável, tem uma grande marca a zelar que foi construída ao longo de 32 edições por muitas pessoas.

Tiago reforça: são pessoas que, de várias formas, em diversas áreas, prestaram sua colaboração. E esta marca, acrescenta, precisa estar presente de maneira forte e saudável na comunidade, que traduz todo este trabalho com orgulho. Para 2022, a AMIFEST acredita e deseja que o cenário seja favorável à realização da 33ª edição. "Estamos acompanhando, analisando e discutindo a evolução da pandemia, o ritmo da vacinação, o que, como e quais as permissões adequadas ao momento e ao segmento de eventos. As atividades desenvolvidas pela AMIFEST levam em conta a expectativa do público, mas o momento ainda é de incertezas e limitador, precisamos ser prudentes, cautelosos e principalmente responsáveis nas nossas decisões", enfatiza.

Reinvenção

A própria AMIFEST se reinventou por conta da pandemia e a necessidade de adiar o formato tradicional da Oktoberfest. Segundo Tiago, a entidade "pisou no freio" e começou a viver uma realidade diferente daquela planejada. "As reuniões de diretoria, sejam elas virtuais ou presenciais, e os trabalhos de algumas coordenações continuam mesmo neste período atípico, pois assuntos e demandas não faltam. Nos reinventamos em meio a tudo e realizamos cortes pontuais no orçamento interno, pois a AMIFEST possui uma estrutura com despesas fixas e que sem a realização da festa não ocorre a geração de receitas", explicou Tiago.

A Oktoberfest de Igrejinha é um exemplo para o Rio Grande do Sul por seu voluntariado, essência da festa que a torna diferente de tantos outros eventos é uma herança dos imigrantes. "Nestes dois últimos anos, os dias de festa se transformaram em dias de solidariedade e empatia. Lançamos os desafios os quais foram prontamente aceitos pelos voluntários e, desta forma, ao invés do som das bandinhas, pratos típicos e bebidas oferecidas aos nossos visitantes pelos voluntários, foram eles que com a união de suas famílias e amigos fizeram o bem ao próximo com todas as doações arrecadadas. Unidos trabalhamos, vamos juntos superar as adversidades, pois, sem dúvida alguma, Igrejinha é, e faz diferente", pontua Tiago Petry.

Sentimento pessoal

Estar à frente da AMIFEST em um momento singular de sua história também é um desafio para Tiago e sua esposa Cheila Petry. "São inevitáveis as brincadeiras de que serei o presidente que ficará para a história da Oktoberfest com o mais longo mandato, o 'eterno presidente', uma alusão às nossas 'eternas soberanas'. Deixando as brincadeiras de lado, eu e a Cheila como casal presidente da AMIFEST/Oktoberfest lidamos com uma mistura de sentimentos em 2020, quando todos os cenários mostravam a não realização da festa e a pergunta 'vai ter Oktober?' era comum acontecer. Também a escolha, ainda em 2019, da campanha da edição 'Fazer o Bem Faz Bem', que tem total sintonia com o momento, sem imaginarmos tudo o que aconteceria e que trouxe ainda mais emoção. Agradecemos muito ao Marcelo e a Ana [Kunst, casal vice-presidente], com quem dividimos este desafio, e também a cada um desta sensacional e comprometida diretoria. Juntos somos um time forte e sem vaidades. Segue a esperança e a motivação para a realização de mais uma especial festa, a 33ª Oktoberfest, carregada de momentos marcantes e de toda a alegria que sempre vivemos", finalizou Tiago.

Fonte:

Deixe seu comentário