Portal da Cidade Igrejinha

CONTANDO HISTÓRIAS

Acervo histórico de Taquara começa a ser mapeado e catalogado

Exposição que ficará junto à Casa Vidal integra o Edital de Museus da Sedac em fase de execução no Município.

Publicado em 02/03/2023 às 08:15

Museóloga Daniela Schimit, historiadora Alice Braum, arquivista Andrea Fontoura, chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues e o professor Laureci Mayca durante o trabalho nesta semana. (Foto: Magda Rabie / PMT)

Iniciado há um mês, o trabalho de arquivologia e museologia dos acervos do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott e do Arquivo Histórico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann continua sendo realizado em Taquara. Neste primeiro período, pesquisadoras da Movimento Curadoria e Projetos Culturais, empresa responsável por todo este aparato, vêm entendendo o acervo e pensando no seu direcionamento junto à Casa Vidal para que a comunidade possa ter acesso a uma exposição de longa duração que permeie com plenitude a história do Município.

“Estamos percebendo uma movimentação bem grande da comunidade que quer ver a Casa Vidal pronta o quanto antes, nós também queremos e estamos fazendo tudo o que é possível para que este prédio histórico volte a estar vivo e possa ser visitado e frequentado por todos. A segunda etapa da obra será inaugurada no dia 17 de março, às 10h, e convido as pessoas interessadas a participarem deste momento conosco. Então continuaremos a etapa que chamamos de terceira, mas é a etapa do Edital de Museus que fomos contemplados no ano passado e que com estes recursos poderemos enfim finalizar este restauro”, comemora a prefeita Sirlei Silveira.

Mapeamento do acervo

O projeto contempla a catalogação de mil objetos de conservação do Museu e mais a parte do Arquivo que compreende 200 metros lineares, que são em tese cerca de 40 estantes de ferro (77 cm X 150 cm) com documentos históricos, todo o acervo passará a ser fotografado a partir da próxima semana vistas também a possibilidade de acesso online da comunidade. O Plano Museológico do Museu, que é o Plano Diretor, também é uma das ações em pauta, o que possibilitará um direcionamento a programas e projetos futuros. A Movimento tem até o fim do ano para fazer a entrega da exposição, e o público terá acesso em 2024 quando está prevista a conclusão das obras.

Exposições: de longa e curta duração

“Estamos fazendo pesquisas de referências para a exposição de longa duração, como será a sua identidade, a questão da paleta de cores, tudo para torná-la atrativa aos diferentes públicos, o museu estará em movimento e a expectativa é que a exposição se renove ao passar dos anos. O espaço de curta duração será renovado mais seguidamente. É um trabalho que demanda tempo. Esperamos que a comunidade possa estar presente e faça parte. Não será possível contar todas as histórias, mas traremos o máximo de histórias que até hoje não foram contadas”, observa a coordenadora do projeto, museóloga Daniela Schmitt.

Daniela explica que a proposta é dividir o espaço da exposição em temas. “A ideia não é seguir uma linha cronológica, o visitante entra e busca o que realmente o interessa. Serão em torno de oito espaços na exposição de longa duração e a exposição de curta duração será inaugurada com a história da Casa Vidal, traremos a sua história e tudo sobre a restauração para as pessoas conhecerem a importância deste patrimônio para a cidade”, reitera.

Edital de Museus

O trabalho de arquivologia e museologia dos acervos do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott e do Arquivo Histórico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann integra o Edital de Museus Municipais da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), segundo lembra a gestora cultural da empresa Patrimonium, Cristina Seibert Schneider.

“Este trabalho de museologia e arquivologia é parte integrante do edital de museus vencido no ano passado e que está em fase de execução. Está se preparando todo o acervo, tanto arquivista quanto museológico, para ser instalado definitivamente na Casa Vidal”, revela Cristina. O projeto conta também com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e do Sistema Estadual de Museus (SEM RS). Esta etapa compreende a infraestrutura e todo o processo de museologia e mobiliário para o espaço.

O grupo de trabalho do processo de arquivologia e museologia é composto pela coordenadora museóloga Daniela Schmitt, pela historiadora Alice Jungblut Braun, museóloga Daniela Amaral, arquiteta Daniela Corso, e pela arquivista Andrea Fontoura. Representando a Prefeitura de Taquara, participam o diretor de Cultura, Rafael Tourinho, o chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues e o professor Laureci Mayca, além da equipe de restauro da Casa Vidal, a gestora cultural Cristina Schneider, o engenheiro Paulo da Luz e a arquiteta Leila Schaedler.

Fonte:

Deixe seu comentário