Portal da Cidade Igrejinha

SEGURANÇA

Três Coroas inaugura o maior e mais moderno sistema de videomonitoramento do RS

A solenidade ocorreu no quartel municipal da Brigada Militar, onde funciona o centro de monitoramento do novo equipamento de investigação e segurança.

Publicado em 10/12/2018 às 21:42

(Foto: Diego Land/PMTC)

(Foto: Diego Land/PMTC)

(Foto: Diego Land/PMTC)

Três Coroas passou a ser a cidade com a maior área coberta por câmeras de segurança no Rio Grande do Sul. Na última sexta-feira (7) o município inaugurou o maior e mais moderno sistema de videomonitoramento do estado. A solenidade ocorreu no quartel municipal da Brigada Militar, onde funciona o centro de monitoramento do novo equipamento de investigação e segurança.

“Hoje estamos dando um grande passo no combate à criminalidade. Esse novo sistema ajudará a inibir a ação dos criminosos e também na investigação dos crimes que possam vir a acontecer. Esse investimento vai ajudar a nossa cidade a continuar calma e segura”, falou o prefeito Orlando Teixeira.

De acordo com ele, os bandidos vão pensar duas vezes antes de cometerem algum crime em Três Coroas.

O novo sistema de videomonitoramento é composto por 112 câmeras de alta definição, distribuídas em 28 pontos, cobrindo pelo menos 10 bairros. Isso faz com que Três Coroas seja a cidade com maior parte do território coberto por câmeras de segurança em todo o estado.

As câmeras conseguem aproximar a imagem de um objeto que está a 500 metros de distância. Apenas 11 delas são fixas. As móveis conseguem fazer um movimento de 360º na horizontal e 180º na vertical.

Elas possuem um sensor infravermelho para visão noturna e compensador de luminosidade. O recurso já ajudou na identificação do suspeito de uma pichação que ocorreu à noite.

Outro crime, que resultou na perseguição e prisão de assaltantes, teve êxito no desfecho graças ao suporte do sistema de videomonitoramento que traçou o trajeto de fuga dos criminosos.

“As novas câmeras estão demonstrando ser uma excelente ferramenta de trabalho e já está nos ajudando na elucidação de alguns crimes. Elas nos ajudam no flagrante, na investigação e identificação de suspeitos. Já estamos obtendo bons resultados”, contou o tenente Aurimar Amadeu Adami, comandante da Brigada Militar de Três Coroas.

O novo sistema também é considerado o mais moderno instalado por uma prefeitura gaúcha. A sua plataforma comporta os mais modernos softwares, inclusive os forenses, de investigação. As imagens captadas podem ser armazenadas por até 30 dias.

A prefeitura também equipou a sala de monitoramento, que funciona junto ao quartel da Brigada Militar, com quatro TVs de 43 polegadas. Uma delas foi doada pelo Lions Club, através do Conselho Pró-Segurança Pública.

O investimento total no novo sistema de videomonitoramento foi de cerca de R$ 2 milhões, pagos com recursos próprios da prefeitura.

O comandante do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, o tenente coronel Gilson Wagner de Oliveira Alves, participou da solenidade de inauguração e destacou o trabalho realizado em Três Coroas, em prol da segurança pública.

De acordo com ele, o município é um bom exemplo de engajamento comunitário, onde a união do poder público e da comunidade são capazes de fazer belas coisas pela cidade.

A solenidade de inauguração do novo sistema de videomonitoramento também contou com a presença do vice-prefeito Eraldo Araújo, do promotor de Justiça, Daniel Ramos Gonçalves, do delegado de Polícia Ivanir Caliari, e de autoridades políticas e militares da região.

Fonte:

Deixe seu comentário