Portal da Cidade Igrejinha

TAQUARA

Sinalização em frente às escolas é revitalizada proporcionando maior segurança

O serviço também objetiva conscientizar e orientar os usuários das vias – condutores e pedestres – a respeitar a legalização e o espaço de cada um.

Publicado em 18/02/2019 às 01:40

Sinalização de trânsito nas escolas Dorothea Schafke. (Foto: Divulgação/PMT)

Sinalização de trânsito nas escolas Santa Teresinha (Foto: Divulgação/PMT)

Sinalização de trânsito nas escolas Theóphilo Sauer (Foto: Divulgação/PMT)

As escolas taquarenses iniciam o ano letivo nesta terça-feira, 19 de fevereiro. A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (SMSTMU), empenhada em ampliar a segurança dos educandos, intensificou o trabalho de revitalização da sinalização de trânsito, priorizando as ruas próximas aos educandários municipais, estaduais e particulares.

Travessias seguras com as faixas recém-pintadas, bem como toda a sinalização dos meios-fios e, em alguns casos, a colocação de novas placas indicativas, asseguram maior proteção, principalmente aos alunos. O serviço também objetiva conscientizar e orientar os usuários das vias – condutores e pedestres – a respeitar a legalização e o espaço de cada um, garantindo um trânsito mais organizado, livre de acidentes.

Algumas mudanças, segundo o secretário da SMSTMU, Lorival da Rosa, melhorarão a fluidez do trânsito em momentos de pico. Um dos exemplos, segundo ele, foram as novas demarcações da sinalização próxima ao Colégio Santa Teresinha e também próxima ao Centro Sinodal Dorothea Schafke, escolas particulares localizadas em perímetro central da cidade, o que contou com apoio das direções das instituições de ensino.

“O trânsito nestes trechos seguirá com maior fluidez, preferencialmente, no que refere-se ao acesso e passagem dos veículos de transporte escolar e no embarque e desembarque dos estudantes que, com estas mudanças, estarão bem mais seguros”, observa o secretário.

Mas para que a sinalização de fato funcione como o previsto, a colaboração dos pais e motoristas de vans escolares perante os espaços sinalizados é imprescindível. “Área de embarque e desembarque serve para isso, não sendo permitido estacionar o veículo para descer e levar a criança até a sala de aula, o que ocasiona, às vezes, uma demora de 10 a 20 minutos com o carro estacionado, atrapalhando o trânsito. Não temos espaço pra todos os pais e mães fazerem isso. Já o espaço para as Vans está bem sinalizado, principalmente nas escolas do centro”, ressalta Lorival.

Fonte:

Deixe seu comentário