Portal da Cidade Igrejinha

TEMPORAL VIOLENTO

O que é downburst, microexplosão que causou destruição em Taquara

Fenômeno ocorre principalmente no verão, em dias muito quentes, sob presença de umidade alta.

Publicado em 27/01/2023 às 10:20

Imagem de microexplosão que causou destruição em Taquara. (Foto: Redemet / Decea)

O severo temporal que atingiu Taquara na noite de quinta-feira (26) aconteceu em um dia de calor excessivo no Rio Grande do Sul. Na cidade, por exemplo, a estação automática da FACCAT apontou 38,6ºC. Embora grande parte da região metropolitana tenha tido chuva, um núcleo isolado de grande força se formou e se intensificou sobre a cidade. Mas o que, de fato, aconteceu lá? Uma microexplosão chamada de downburst.

Conforme a MetSul Meteorologia, o fenômeno ocorre principalmente no verão, em dias muito quentes, sob presença de umidade alta. Nuvens de grande desenvolvimento vertical do tipo Cumulonimbus (Cb) se formam e podem atingir até 15 a 20 quilômetros de altura, capazes de gerar vento destrutivo.

Ainda segundo a estação meteorológica, o National Weather Service dos Estados Unidos explica que um downburst é capaz de produzir estragos e danos tão graves quanto o de um tornado pela enorme velocidade que o vento pode atingir durante os episódios deste tipo de fenômeno.

“Velocidades do vento podem atingir marcas tão altas quanto as observadas de 281 km/h em Morehead City (Carolina do Norte) e 254 km/h na base aérea de Andrews (Maryland). Fortes episódios de downburst podem causar sons e ruídos que as pessoas frequentemente mencionam como sendo de um trem de carga, termo tipicamente associado a tornados. Embora downbursts  não sejam tornados, podem causar danos equivalentes a de um tornado pequeno ou médio, afinal vento é vento. Downbursts são classificados como macrobursts ou microbursts, dependendo da extensão da área afetada pelo vento. Os danos de macrobursts se estendem horizontalmente por mais de quatro quilômetros enquanto nos microbusts os ventos destrutivos ocorrem em área inferior a quatro quilômetros”, explicam especialistas do site americano.

De acordo com a MetSul, depois de vários acidentes aéreos causados por downbursts nos Estados Unidos, aeroportos passaram a contar com radares meteorológicos. O caso mais famoso é do desastre do voo Delta 191 em que morreram 137 pessoas.

Fonte:

Deixe seu comentário