Portal da Cidade Igrejinha

MEIO AMBIENTE

Mutirão Nacional de ecologia dos Escoteiros é realizado em Igrejinha

Ação escoteira acontece simultaneamente em todo o país com foco na preservação do meio ambiente.

Publicado em 16/06/2019 às 02:20
Atualizado em

(Foto: GEI/Divulgação)

Milhares de Grupos Escoteiros de todo o Brasil realizaram um Mutirão de Ação Ecológica, ação anual que os Escoteiros do Brasil promovem como parte do programa educativo de crianças, adolescentes e jovens do Movimento Escoteiro. A proposta do 28° MutECO é colocar os escoteiros com a mão na massa para recolher lixo, realizar atividades e debates com temática ambiental, oferecer palestras, entre outras. Estima-se que mais de 55 mil pessoas participaram do evento em todo o território nacional. Em Igrejinha, o Grupo Escoteiro Igrejinha promoveu uma ação, em parceria com o Centro de Educação Ambiental Augusto Kampff (CEAAK), no dia 15 de junho, proporcionando às crianças orientações sobre conscientização ambiental e produção de lixo e, em seguida, realizando o plantio de árvores nativas nas trilhas do CEAAK.

O mutirão chega à 28° edição norteado pelo tema anual que os Escoteiros do Brasil estão trabalhando em 2019: ‘uma Aventura Saudável’. Trata-se de uma oportunidade de divulgar e promover os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 das Nações Unidas, que buscam proteção e sustentabilidade para nosso planeta. 

O contato com a natureza e Meio Ambiente é um pilar do Escotismo desde o seu início. Os escoteiros aprendem a deixar o mundo melhor do que encontraram e a desenvolverem atividades ecológicas em todas as faixas etárias. 

Segundo Renata Laux, diretora de Métodos Educativos do grupo, “o MutECO é uma importante oportunidade para que os jovens pensem enquanto comunidade, desenvolvam contato com a natureza e promovam impacto positivo na preservação do meio ambiente, demonstrando exemplo de atuação”. 

A ação dos escoteiros ocorre em diversas cidades do país, em especial no mês de junho, devido ao Dia do Meio Ambiente (5 de junho). Em 2018, o MutECO teve a participação de mais de 1.100 grupos escoteiros. É também uma oportunidade para crianças, adolescentes e jovens conquistarem distintivos e insígnias específicas por ações com natureza que são concedidas por boas práticas e projetos de relevância.

Mais fotos disponíveis em: fb.com/escoteirosdeigrejinha/photos

Fonte:

Deixe seu comentário