Portal da Cidade Igrejinha

LUTO

Morre aos 81 anos, o Tio Telmo, fundador do Horto Alecrim de Igrejinha

Ele estava internado no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, tratando um edema pulmonar.

Publicado em 06/09/2022 às 09:40
Atualizado em

Morreu nesta terça-feira (6), aos 81 anos, Telmo Tiago da Silva, mais conhecido como Tio Telmo. Ele era o fundador e proprietário do Horto Alecrim, em Igrejinha um espaço didático, com mais de 200 espécies de plantas com fins medicinais, aromáticos e condimentares, onde eram realizadas oficinas para grupos. Telmo deixa a esposa Geci Schenkel e os cinco filhos, Cleber, Éder, Guilherme, Leonardo e Telma.

Tio Telmo era conhecido por compartilhar dicas de saúde e longevidade, receber estudantes e universitários da área da saúde. Ele ainda era parceiro de vários projetos, como os desenvolvidos pela Assistência Social e da Emater.

Foi um dos idealizadores do Caminhos do Rural Saudável, projeto criado para desenvolver o turismo rural da cidade de Igrejinha, dar condições para os agricultores de comercializar seus produtos e de valorizar as belezas naturais do município.

Telmo estava internado no Hospital de Clínicas em Porto Alegre por conta de um edema pulmonar.


Natural de Campo Bom, cursou Serviço Social na Unisinos em 1986, quando conheceu um professor de botânica e fisiologia de plantas e se apaixonou pelo assunto. Desde 1981 residia em Igrejinha, onde foi o primeiro secretário da saúde em 1989, tendo um segundo mandato em 1992. Também foi secretário da Saúde em Riozinho.

Em 2017, ele foi patrono da 17ª Feira do Livro de Igrejinha, quando fez o lançamento da 4ª edição do seu livro Ervas & Plantas Medicinais do empírico ao científico.

O trabalho com plantas medicinais foi o seu maior legado, sendo um dos pilares do trabalho com fitoterápicos, onde Igrejinha é referência no estado e no país.

Despedida

O corpo será velado na sala 3 da Capela Mortuária Martin Luthero de Igrejinha, a partir das 16h desta terça-feira até às 10h de quarta-feira, 07 de setembro, de onde seguirá para o Crematório Ecumênico Parque das Araucárias de Canela.

O Município de Igrejinha decretou luto oficial de 3 dias em respeito ao grande cidadão e homem público Telmo Tiago da Silva.

Fonte:

Deixe seu comentário