Portal da Cidade Igrejinha

FALECIMENTO

Morre aos 81 anos Edgar Ricardo Wilde, mais conhecido como Prof. Wilde

Wilde foi artista plástico, diretor, pintor, professor e vereador de Igrejinha. Natural de Pelotas, vivia em Igrejinha desde 1962.

Publicado em 15/03/2021 às 21:15
Atualizado em

(Foto: Reprodução / YouTube)

Morreu nesta terça-feira (16), o artista plástico, diretor, pintor, professor e ex-vereador de Igrejinha, Edgar Ricardo Wilde, mais conhecido como Prof. Wilde, uma figura histórica de Igrejinha.

O sexto de 11 filhos. Nascido em 1º de março de 1940 no interior de Pelotas, aos 12 anos foi estudar em Porto Alegre, no Seminário Concórdia, onde seu pai se tornou pastor. Lá fez o ginásio e estudou idiomas como o alemão, inglês, francês e latim. Em seguida, cursou Pedagogia, formando-se em 1961. No ano seguinte, veio morar em Igrejinha, e foi convidado para formar a escola Luterana Redentor. Lá, foi professor e diretor e trabalhava às tardes, pois durante as manhãs era diretor e professor em Três Coroas. Nos anos 1980, voltou a estudar e se formou em Pedagogia com ênfase em Administração Escolar, na Unisinos. Trabalhou na escola Luterana por 32 anos, e também lecionou no CNEC. Foi supervisor na escola Olívia Lahm Hirt e no IBGE, diretor do Consepro e cantou no Coral Municipal. Foi vereador na Terceira Legislatura (1973-1977) e na quarta Legislatura (1977-1983 como suplente), sendo Vice-presidente da Câmara de Vereadores em 1973 e 1974 e Presidente em 1975 e 1976. Fez parte da associação de moradores do Centro, e também já integrou a Associação de Artistas Plásticos de Igrejinha.

Desde jovem, Wilde dedicava-se ao desenho e à pintura, ofício em que até os dias atuais tinha dedicação exclusiva. Possuía um atelier em sua garagem, onde produziu telas que geralmente retrataram espaços históricos de Igrejinha. Foi autor das capas da trilogia "A Saga dos Alemães", de autoria de Erni Guilherme Engelmann.

Grande artista, Edgar foi o responsável pela obra que reproduz a cidade coirmã de Igrejinha (Simmern, no Hunsrück, Alemanha), estampada na fachada do Centro Administrativo Prefeito Lauri Auri Krause.

Em dezembro de 2020 recebeu da Câmara de Vereadores o título de Vereador Emérito.

De acordo com o pastor Emerson Vielke, o senhor Edgar lutava contra um câncer de pele desde o final do ano passado. E há cerca de uma semana precisou ser internado no Hospital Bom Pastor, em função de complicações relacionadas ao coronavírus, falecendo nesta terça.

“Professor Wilde, como era carinhosamente conhecido na cidade, agora descansa em Cristo, seu Salvador, aguardando o grande dia ressurreição para o novo céu e a nova terra. Que a certeza da salvação pela fé em Cristo, que por nós morreu e ressuscitou, traga consolo e paz ao coração de todos seus familiares e amigos”, declara o pastor Emerson.

Prof. Wilde deixa enlutada sua esposa Marisa, seu filho Jonatas, sua neta Bianca, seus irmãos e irmãs (Naomi, Teodoro, Dorotea, Ivone, pastor Leonardo, Elisabeth e Waltraud), cunhados, cunhadas, sobrinhos, demais parentes e amigos.

O sepultamento será nesta terça-feira, às 10h30, no Cemitério Luterano de Igrejinha.

Em sua homenagem, o Município de Igrejinha decreta luto oficial por 3 dias.

Fonte:

Deixe seu comentário