Portal da Cidade Igrejinha

NOVOS HÁBITOS

Mesmo com a igreja fechada, público segue fiel em paróquia de Igrejinha

Os padres José Monteiro Filho e Ezequiel Persch, da Imaculada Conceição, dirigem-se ao público em transmissões ao vivo através do Facebook.

Publicado em 28/03/2020 às 01:10
Atualizado em

(Foto: Divulgação / PIC)

Mesmo instituições tradicionais como a Igreja Católica acabam se adaptando. Em Igrejinha, os padres José Monteiro Filho e Ezequiel Persch, pároco e vigário da Igreja Imaculada Conceição, colocam toda a indumentária paroquial, procedem com todos os rituais, como manda a tradição, e sobem ao altar, diariamente, para falarem aos fiéis.

A diferença é que eles só podem vê-los virtualmente: com a igreja fechada para evitar aglomerações, os sacerdotes dirigem-se ao público por meio de transmissões ao vivo através da página da paróquia no Facebook. E os espectadores são fiéis.

A missa virtual do domingo passado pela manhã, foi vista por mais de 2,6 mil pessoas. Na igreja matriz, a capacidade é para aproximadamente 800 pessoas. Desde que começaram as transmissões via internet, a quantidade de pessoas que assiste à missa tem aumentado gradativamente.

— "É uma realidade muito nova e desafiadora. Não recebemos formação para isso. Mas sinto que Deus está agindo e transformando essa pandemia numa oportunidade para reciclarmos nossos conceitos de Evangelização e de Missão." – reflete Pe. Monteiro.

Também o sumo pontífice adaptou-se à realidade imposta pelo coronavírus: pela primeira vez na história milenar da Igreja Católica, o papa rezou, na sexta-feira, sozinho diante da imensa praça de São Pedro vazia e deu a bênção Urbi et Orbi e a indulgência plenária ao mundo pela pandemia.

A bênção permite que mais de 1,3 bilhão de católicos obtenham a indulgência plenária, ou seja, o perdão de seus pecados.

Assista as transmissões diárias ao vivo, através da página da paróquia, clicando aqui.

Fonte:

Deixe seu comentário