Portal da Cidade Igrejinha

ESTRAGOS DO TEMPORAL

Mais de 30 pessoas ficaram desalojadas após o temporal em Taquara

Município foi atingido por ventos fortes e chuva intensa no início da noite de quinta-feira (26).

Publicado em 27/01/2023 às 09:40

Prefeita esteve reunida com representantes da Defesa Civil estadual na manhã desta quinta-feira (26). (Foto: Cristiano Vargas / PMT)

Equipes trabalham desde as 7h da manhã na limpeza das vias. (Foto: Cristiano Vargas / PMT)

Escola Municipal Rosa Elsa Mertins teve danos em seu telhado. (Foto: Cristiano Vargas / PMT)

Destelhamento também atingiu prédio público e comerciais. (Foto: Cristiano Vargas / PMT)

A Defesa Civil de Taquara atualizou na manhã desta sexta-feira (27) os dados referentes aos estragos deixados pelo temporal do início da noite de quinta-feira (26). Até o momento, mais de 30 pessoas ficaram desalojadas e buscaram abrigo em casas de familiares e de amigos em razão do destelhamento e outros danos às suas residências.

Representantes da Defesa Civil estadual estiveram no Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel no início da manhã, em reunião com a prefeita Sirlei Silveira e autoridades locais. “Antes mesmo de iniciar o temporal, nos organizamos para uma ação emergencial, pois a previsão de chuvas e ventos nos deixou em alerta. As primeiras atividades iniciaram assim que a ventania deu trégua, na desobstrução de vias públicas e atendimento às famílias atingidas”, lembrou Sirlei, que ficou até às 23h trabalhando no gabinete de crise.

Equipes nas ruas

Ainda durante a noite, foram convocados servidores municipais e voluntários para trabalhar nas ações. Os trabalhos ocorreram até por volta da meia-noite e foram retomados às 7h da manhã desta sexta. Há equipes trabalhando no Parque do Trabalhador, na Secretaria de Educação, no Bairro Empresa, no Jardim do Prado e na área central na limpeza das vias, remoção de árvores e atendimento às famílias atingidas.

No último levantamento da Defesa Civil, foi registrado precipitação total de 36,32 mm e ventos com rajadas 82,8 km/h. Os Bombeiros e a Secretaria de Obras removeram cerca de 50 árvores, atenderam um incêndio em veículo, oito remoções ou sinalização de fios elétricos caídos e três salvamentos de pessoas em suas residências. Pelo menos foram registrados 58 destelhamentos em residências, porém também houve danos a prédios públicos e comerciais.

“Ainda estamos fazendo o levantamento dos estragos. Hoje não haverá atendimento ao público nos setores administrativos da Prefeitura, na Secretaria de Educação, no setor de Regulação de Exames, na sala de vacinação do Posto Piazito e outros locais também atingidos pelo temporal”, lembrou Sirlei.

Fonte:

Deixe seu comentário