Portal da Cidade Igrejinha

CASTRA FIXO

Igrejinha terá espaço dedicado para cuidar de animais abandonados ou maltratados

Cães e gatos terão um espaço estrategicamente pensado para eles no município. Além de atendimento veterinário, local terá serviço de castração.

Publicado em 05/07/2020 às 21:30

(Foto: Divulgação / PMI)

Abraçados por voluntários e protetores, animais de rua de Igrejinha estão ganhando o carinho do poder público de Igrejinha. Em breve, cães e gatos terão um espaço estrategicamente pensado para eles no município do Vale do Paranhana. Neste segundo semestre, deverá ser entregue o espaço denominado Castra Fixo, um centro de castrações, onde poderão ser realizados procedimentos para as mais diversas necessidade dos animais. "O projeto do Castra Fixo visa a aumentar ainda mais os cuidados que temos com animais abandonados ou que infelizmente sofrem maus-tratos", explica o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jéferson Corá.

O projeto está em fase inicial. A construção do espaço, que ficará ao lado da sede da Secretaria de Obras, na Rua Tristão Monteiro, no bairro 15 de Novembro, iniciou recentemente e deverá ser concluída no prazo de 90 dias. O investimento terá custo total de R$ 106.990,51, custeados com recursos próprios. "Teremos uma estrutura para atendimento médico veterinário aos animais de Igrejinha", comemora Corá, explicando que, ao final da obra, serão divulgadas as regras e critério para uso. O secretário apenas detalha que o serviço terá como foco o atendimento a animais de rua e em condição de maus-tratos. Tutores de baixa renda também poderão levar seus animais ao espaço.

Um dos principais objetivos da iniciativa é controlar a natalidade e o crescimento da população destes animais, através das castrações. Para isso, também contará com o apoio da tecnologia. Vão ser usados microchips para identificação dos animais e também para acompanhar o seu histórico. A ferramenta será ainda auxiliar nos casos de animais perdidos e, principalmente, abandono.

"A iniciativa partiu da necessidade que hoje o município possui de contar com um espaço adequado para atendimento veterinário, bem como de todo um trabalho que já é realizado em parceria com uma ONG e também com as clínicas particulares", explica Corá.

Desde o final de 2016, Igrejinha conta com um departamento para atendimento dos animais. "Ainda temos muitos casos de maus-tratos, e isso vai além de atendimento, é trabalho de conscientização das pessoas", pontua.

Serviços feitos pelo município

A estrutura vai contribuir ainda mais com o trabalho que já é realizado pelo Departamento de Bem-estar Animal, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente. "Já temos uma estrutura que conta com uma médica veterinária e um auxiliar, trabalhando nessas questões de atendimentos aos animais de rua", explica o secretário Jéferson Corá. Além disso, diversos serviços, incluindo os mais complexos, são realizados em clínicas particulares contratadas pelo município. "Para se ter uma ideia, no mês de maio, tivemos 121 atendimentos a animais, divididos em vacinação, realização de exames e testes, além de esterilizações, internações e até mesmo transfusões", destaca Corá.

Fonte:

Deixe seu comentário