Portal da Cidade Igrejinha

GEO IGREJINHA

Igrejinha lança portal online de dados espaciais e geoinformação

Com a criação do portal, Igrejinha se coloca na vanguarda da gestão da informação geográfica no Vale do Paranhana e no estado do Rio Grande do Sul.

Publicado em 08/02/2021 às 02:30
Atualizado em

(Foto: Divulgação / PMI)

Uma nova ferramenta tecnológica está disponível no site do Município de Igrejinha. Trata-se do novo portal de dados espaciais e geoinformação, o GEO IGREJINHA.

No portal o usuário encontrará toda a informação espacial produzida pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (SPMA) referente ao território municipal.

Este portal se constitui em uma nova maneira de gestão da informação geográfica no município, abrangendo ao mesmo tempo uma infraestrutura de dados espaciais e um sistema de informação geográfica amplamente acessível.

Com a criação do portal, Igrejinha se coloca na vanguarda da gestão da informação geográfica no Vale do Paranhana e no estado do RS. O município disponibiliza toda a informação em um único lugar, de forma amigável ao usuário, podendo ser utilizada desde os cidadãos interessados apenas na gestão territorial, até os técnicos que façam um uso mais sofisticado dos dados nas áreas de arquitetura, engenharia, topografia e demais campos do conhecimento onde os dados espaciais possuem caráter determinante para a elaboração de projetos.

Além disso os dados podem ser utilizados pelos estudantes dos mais variados níveis. Muitos estudantes de graduação utilizam os dados do GEO IGREJINHA em seus trabalhos de conclusão de curso. Também os professores do Centro de Educação Ambiental Augusto Kampff (CEAAK) tem utilizado o recurso de mapa interativo em suas práticas.

Todos os dados apresentados foram elaborados com recursos humanos e materiais da própria secretaria, sendo que o município não teve que despender de significativos recursos na contratação de empresas especializadas. O projeto de modernização da informação geográfica foi executado localmente na SPMA, sob responsabilidade do Tecgº Iuri Buffon, com auxílio e vital participação dos demais colegas da secretaria.

Estão disponíveis no portal do GEO IGREJINHA:

  • mapa interativo - webmap com toda a informação geográfica no âmbito do município e que utiliza um sistema de informação geográfica on-line.
  • mapas em pdf - mapas oficiais atualizados produzidos por meio de cartografia digital e geoprocessamento, com disponibilidade para download e impressão.
  • dados para download - em diversos formatos vetoriais georreferenciados, imagens e rasters, também para utilização local em SIG's, Google Earth ou AutoCAD.
  • tutoriais - vídeos tutoriais para auxiliar a utilização das ferramentas e dos dados.

O GEO IGREJINHA está disponível no link: igrejinha.page.link/geo.


Fonte:

Deixe seu comentário