Portal da Cidade Igrejinha

PROJETO SUSTENTÁVEL

Hospital Bom Pastor de Igrejinha investe em sustentabilidade

Em 2020, o HBP iniciou um grande projeto de sustentabilidade, visando evitar desperdícios e contribuir na preservação de recursos naturais.

Publicado em 22/12/2020 às 21:15
Atualizado em

(Foto: Divulgação / HBP)

(Foto: Divulgação / HBP)

(Foto: Divulgação / HBP)

(Foto: Divulgação / HBP)

(Foto: Divulgação / HBP)

No início de 2020 o Hospital Bom Pastor - HBP, de Igrejinha, deu início a um grande projeto de sustentabilidade, com a finalidade de evitar desperdícios e contribuir com a preservação dos recursos naturais. A geração dos resíduos é um grande desafio. Além dos elevados volumes produzidos diariamente, o descarte inadequado pode colocar em risco os recursos naturais e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. Os resíduos hospitalares se inserem dentro desta problemática e vêm tendo grande importância nos últimos anos, sendo necessárias ações de promoção do desenvolvimento sustentável dos hospitais, garantindo melhorias na eficiência e na qualidade dos estabelecimentos. Mesmo com a pandemia consumido os esforços e o tempo da equipe, foi possível fazer um grande progresso durante o ano.

A primeira etapa do projeto de sustentabilidade do HBP começou no dia 01 de janeiro com a campanha Adote uma Caneca. Além de ser um grande custo para o hospital, é um dano enorme para o meio ambiente, já que o tempo de decomposição de um copo descartável é entre 250 e 400 anos.

Com a contratação de um Técnico em Meio Ambiente, o hospital passou a focar no Plano de Gerenciamento de Resíduos, contemplando aumento no número de materiais reciclados. No mês de outubro chegamos a um aumento de 100% dos materiais reciclados na instituição, quando comparado a outubro de 2019. Alguns fatores que contribuíram para a mudança foram treinamentos aos colaboradores e parceria com empresa de reciclagem. A meta até o final do ano 2020 é capacitar os colaboradores para melhor segregação e acondicionamento dos resíduos, com objetivo de redução, reaproveitamento e reciclagem dos materiais.

No mês de outubro o Programa RGE nos Hospitais, que tem como objetivo modernizar o sistema de iluminação de instituições de saúde, fez a instalação de uma usina de sistema de geração de energia fotovoltaica de 65,47 kWp no HBP. Este sistema tem capacidade de gerar uma economia mensal de R$ 7.119,00 (7% da fatura da instituição), além de ser uma energia renovável e limpa. O investimento da RGE na ação é de R$ 427.712,91.

Finalizando o ano o HBP inaugurou no início do mês de dezembro o Jardim do Voluntariado, uma ação possibilitada com os recursos doados pela AMIFEST com a realização da Oktober em Casa e apoio a Floricultura Igrejinha. Além do jardim, outro espaço foi criado dentro do hospital: a parte interna, vista das janelas dos quartos também recebeu paisagismo para proporcionar uma bela vista aos paciente se acompanhantes. A ideia foi criar espaços de acolhimento, de descanso e de contato com a natureza. 

Fonte:

Deixe seu comentário